sábado, 28 de março de 2009

Viagem à Lua (1902)



Eu não errei o ano de produção do filme, ele é mesmo de 1902! Início do século XX, onde o cinema estava apenas germinando.

Mais de 100 anos se passaram! Poxa! 100 anos! Um século depois e temos um avanço imenso no plano cinematográfico! Quando filmaram "Viagem à Lua" o cinema era apenas uma sequência de imagens em preto-e-branco, sem som, que geravam uma ilusão de movimento.

Isso não significa que não existia qualidade no que se produzia, "Viagem à Lua" é um exemplo de uma boa imaginação, digamos assim, um filme Cult ou seria algo psicodélico?! E olha que o homem só imaginava chegar à lua, a humanidade ainda estava longe disso...

A história começa com uma convenção, onde um cientista deseja enviar uma tripulação para explorar o território lunar. Dificilmente, ele convence alguns homens para viajarem com ele. A nave que transporta essa tripulação é algo do tipo uma bala de canhão. Quando chegam à lua, descobrem uma população que por lá vive em comunidade e são governados por um rei. Os humanos ao se sentirem ameaçados pelos seres lunares, descobrem que podem eliminá-los com o simples toque de um guarda-chuva, e assim eles viram fumaça.

A parte mais legal do filme, é quando eles retornam à Terra. A nave em que eles viajam é simplesmente arremeçada de um penhasco na Lua e cai diretamente no oceano terrestre desafiando todas as leis da física. Outra imagem interessante é quando a nave aterriza no "olho direito" do senhor solo lunar! Essa foi a produção cinematográfica mais antiga que já ví. Valeu a pena!

(Le Voyage Dans la Lune - 1902)

Nenhum comentário:

Postar um comentário