quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sindicato de Ladrões (1954)



Aos poucos conseguirei assistir a todos os filmes que foram premiados com o Oscar de Melhor Filme. "Sindicato de Ladrões" é um desses!

Certo dia comecei a ver esse filme no meu computador, assisti a uma hora e pouco do filme, estava com sono, cansado e não prestei muita atenção no roteiro, comecei a achar o filme chato, pouco interessante e desisti de assistir. Algum tempo depois, peguei o filme em DVD e pensei: agora eu vejo o filme do começo ao fim, até descobrir o que ele tem de bom! E assim eu fiz e descobri.

Elia Kazan ao dirigir "Sindicato de Ladrões" nos leva ao mundo da exploração capitalista nas docas de Nova Jersey, aonde um jovem e belo rapaz, Terry Malloy, interpretado por Marlon Brando, é cúmplice de um assassinato.

Malloy leva um rapaz até o alto de um prédio, aonde ele é atirado andares abaixo, ao tentar denunciar a exploração que vinha sofrendo pelos líderes dos trabalhadores das docas. Tais líderes escolhiam aqueles que iriam trabalhar descarregando as cargas dos navios e se apossavam indevidamente de parte dos lucros que os trabalhadores obtinham.

No entanto, Malloy se apaixona pela irmã do rapaz que fora assassinado e com a ajuda dela e do padre da comunidade, tenta reverter a situação de exploração dos trabalhadores.

"Sindicato de Ladrões" consegue denunciar as injustiças do Capitalismo em plena Guerra Fria, acho que por isso que fora premiado pela academia norte-americana. Grande ironia.

Vencedor de 8 Oscar. Melhor Filme, Diretor (Elia Kazan), Ator (Marlon Brando), Atriz Coadjuvante (Eva Marie Saint), Direção de Arte, Fotografia, Edição e Roteiro. Indicado a mais 4 Oscar: Atores Coadjuvantes (Lee J. Cobb, Karl Malden e Rod Steiger) e Trilha Sonora.

(On the Waterfront - 1954)

Nenhum comentário:

Postar um comentário