domingo, 21 de outubro de 2012

Os Incompreendidos (1959)


O longa metragem de estreia de François Truffaut, "Os Incompreendidos", lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1959. Da noite para do dia, o jovem realizador estava no mapa da cultura cinematográfica mundial - e preparando o caminho para companheiros de nouvelle vague, como Jean-Luc Godard e Eric Rohmer, que já estavam envolvidos em seus próprios projetos de vanguarda.

Como outros cineastas da nouvelle vague, Truffaut cultivava suas principais ideias escrevendo artigos para o Cahies du Cinéma, a sofisticada revista de cinema, a sofisticada revista de cinema editada por André Bazin - que muitas vezes incentivava os críticos da publicação a perseguirem suas convicções para além das questões estéticas e filosóficas que lhe interessavam pessoalmente. Truffaut era o colaborador mais agressivo do grupo, criticando ferozmente a "tradição de qualidade" do cinema francês enquanto formulava a politique des auters que encarava diretores extremamente criativos como os principais autores de seus filmes.

"Os Incompreendidos" está repleto desse espírito do cinema personalista que Truffaut louvava como críticos. O herói, Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), é uma versão ligeiramente ficcionalizada do próprio auteur, e Truffaut revelou posteriormente ter alimentado a intensidade da interpretação do ator de 15 anos de idade ao se unir a ele em uma conspiração pessoal contra o restante do elenco e da equipe. O mestre da fotografia Henri Decae filmou em locação em Paris, e Truffaut jamais hesitou em se afastar do enredo original para transmitir detalhes emocionais de forma pungente. Uma dessas sequências se dá quando Antoine anda em um brinquedo de parque de diversões contorcendo o corpo de uma maneira que expressa seu impulso um tanto débil de se rebelar contra as normas castradoras da sociedade. Outro exemplo disso surge no final do filme, quando a câmera de Truffaut escapa de um reformatório com Antoine, acompanhando-o ininterruptamente enquanto ele corre esbaforido para lugar nenhum e então fechando um zoom no seu rosto para capturar uma imagem de angústia existencial que é, indiscutivelmente, o momento mais pungente de toda a nouvelle vague.

Truffaut e Léaud deram prosseguimento às aventuras de Antoine em mais quatro filmes, concluindo a série com "O Amor em Fuga", em 1979, quatro anos antes da morte prematura do diretor. Embora essas continuações tenham seu charme, "Os Incompreendidos" continua incomparável como destilação dos mais exuberantes instintos criativos da nouvelle vague.

Indicado ao Oscar de Roteiro Original.

(Les Quatre Cents Coups - 1959)

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