quinta-feira, 14 de março de 2013
W.E. - O Romance do Século (2011)
Ao assistir o “Discurso do Rei” me deparei pela primeira vez com a história do rei gago pai de Elizabeth II, para mim uma história totalmente inédita. Mais inédita ainda foi a história do irmão do rei gago, que abdicou do trono para viver um romance com uma americana duplamente divorciada, um escândalo para a época e que mudou por completo a sucessão do trono inglês. Este foi considerado por muitos como o romance do século, o que eu só haveria de saber agora que terminei de assistir este filme dirigido pela cantora Madonna.
Confesso que a direção é fraca e que em certos pontos, principalmente nos iniciais, a história foi apresentada de forma confusa. Paralelamente, duas histórias são contadas. A primeira se situa no atual período, onde uma mulher infeliz em seu casamento participa de uma exposição de alguns artigos que pertenceram à Wallis Simpson e ao Rei Edward VIII. É a partir deste ponto, que a segunda história, situada no início do século passado nos é apresentada.
Isto ocorre através da imaginação de Wally Winthrop , que procura entender “O Romance do Século”, não pelo viés do rei que abdicou do trono, mas pelo olhar de Wallis Simpson, e tudo o que ela abdicou para ficar ao lado do rei que se tornou duque e a transformou em duquesa. O filme tem uma colocação feminista e é bem argumentado neste ponto. O que não impediria que o filme se focasse apenas no romance entre Wallis e Edward, o que, ao meu ver, tornaria o filme bem mais interessante.
Indicado ao Oscar de Figurino.
(W.E. - 2012)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário