sábado, 23 de junho de 2018

Goethe! (2010)


"Acontece com a distância o mesmo que acontece com o futuro: um todo imenso, e como que envolvido por uma neblina, estende-se diante de nossa alma: nosso coração ali mergulha e se perde."

"Pobre daquele que usa do seu poder sobre um coração para abafar as singelas alegrias que nele nascem espontaneamente!"

"Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se nada existisse."

"Não existe nada mais perigoso do que a solidão."



Estes trechos foram extraídos do livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther" de Goethe. Simplesmente me apaixonei por este livro, precursor do movimento romântico. É tocante. Por esta razão me interessei em ver "Goethe!", afinal o filme conta a história da inspiração do autor para escrever a obra que mudou a história da literatura alemã, ou mundial.

Goethe, assim como o jovem Werther do livro, conhece a bela Carlota e cai de amores por ela. Infelizmente a jovem está prometida a outro homem, Alberto, e esta paixão não pode ser consumada. Sofrendo, Werther relata todos estes acontecimentos em cartas, destinadas a seu amigo Guilherme, que as reúne e as publica em forma de livro após o suicídio do jovem Werther.

Uma bela e comovente história de amor, o verdadeiro romance romântico.

(Goethe! - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário