sábado, 1 de junho de 2013
O Que Esperar Quando Você Está Esperando (2012)
Uma comédia dramática recheada com histórias paralelas e interpretada por um elenco repleto de astros se tornou uma espécie de fórmula que sempre cheirou a tapeação. Em "Noite de Ano Novo" (2011) e "Ele Não Está Tão a Fim de Você" (2009), por exemplo, os atores eram de longe a maior atração – e a garantia de bilheteria-, já que os roteiros eram despreocupados o bastante para gerar qualquer empatia do público com suas personagens.
Embora "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" siga o mesmo modelo e compartilhe a mesma desconfiança inicial, o resultado é outro. Estrelado por Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro, Elizabeth Banks, Anna Kendrick, Dennis Quaid, entre outros celebrados, a produção entrega o que promete: uma comédia despretensiosa sobre as agruras e felicidades trazidas pela maternidade.
O filme acompanha a vida de cinco casais com diferentes experiências reprodutivas. Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez interpretam o produtor musical (Alex) e a fotógrafa (Holly) que pretendem adotar uma criança etíope, apesar das finanças dela e a relutância dele azedarem os planos. Enquanto isso, a impaciente e intolerante guru da vida saudável na TV, Jules (Cameron Diaz), engravida de seu instrutor Evan (Matthew Morrison), durante a competição televisiva “Dançando com as Estrelas”.
Wendy (Elizabeth Banks) e Gary (Ben Falcone) compõem o núcleo mais cômico da trama. Ela é dona de uma loja de produtos para bebês que, depois de anos de tentativas, finalmente consegue engravidar. Daí seu encantamento pelo “brilho” da gestação, período que acaba se mostrando um vexatório suplício físico e mental. O marido Gary tem seus próprios problemas a resolver com seu pouco afetivo pai, o ex-piloto de carros de corrida Ramsey (Dennis Quaid). Vítima do espírito de competição de seu progenitor desde sua infância, Gary deverá enfrentar o impensável: o pai também engravidou a esposa, décadas mais jovem, e, pior, são gêmeos. Por fim, há o jovem relacionamento de Marco (Chace Crawford) e Rosie (Anna Kendrick), outra gravidez acidental. É a menor e mais descolada narrativa do filme, facilmente descartável.
Ao redor desses casais orbitam personagens com o objetivo de criar um equilíbrio entre a comédia e o drama. Os problemas de Wendy seriam apenas tristes caso sua assistente Janice (Rebel Wilson) não provocasse uma hilária reação a partir de seu comportamento.
Tal como seria impensável a transformação de Alex sem “os caras”, grupo de apoio a pais liderado por Vic (Chris Rock), cuja regra máxima é jamais contar o que é dito entre eles, invariavelmente relatos de atitudes relapsas com seus filhos.
Dirigido por Kirk Jones, "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" tem com base um bestseller homônimo de Heidi Murkoff, que há três décadas serve como guia para pais nos Estados Unidos. Embora famosa, a obra nunca deixou de ser criticada por alguns por deixar mães ainda mais aflitas, inseguras e frustradas, enquanto pretende encorajá-las.
Nesse ponto, não há nada em comum entre o livro e o filme, que, diante dos desafios inerentes à paternidade, promove suas qualidades transformadoras. Otimista, bem-humorada e um tanto simplista, a versão cinematográfica sustenta que nada é fácil no processo, mas o amor incondicional por si só se encarrega de colocar tudo nos eixos
(What to Expect When You're Expecting - 2012)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário