quinta-feira, 27 de dezembro de 2018
O Retorno de Mary Poppins (2018)
Depois de conseguir terminar de ver "Mary Poppins" decidi ir ao cinema assistir ao seu retorno. E não é que, apesar de ser uma continuação/remake do filme de 1964, esta versão de Rob Marshall me agradou mais que a primeira! Há detalhes do primeiro filme espalhados por todas as cenas, as crianças Banks cresceram e agora temos mais três novos pequenos Banks, que passam por uma crise financeira e temem perder a casa em que vivem.
A babá retorna para dar um jeito nisso e praticamente as mesmas aventuras do primeiro filme são aqui revisitadas. Um filme com sabor de nostalgia.
Nomeado a 4 Oscars: Trilha Sonora, Canção Original, Figurino e Direção de Arte.
(Mary Poppins Returns - 2018)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2019
terça-feira, 25 de dezembro de 2018
Roma (2018)
Eu estava ansioso para ver "Roma", o tão aclamado filme autobiográfico de um dos meus diretores favoritos, o mexicano Alfonso Cuarón. No entanto, toda esta ansiedade esvaiu-se em sua primeira hora de exibição.
A história é pautada na relação patroa/empregada, também conhecida no Brasil pelo filme "Que Horas Ela Volta?" de Anna Muylaert. Porém, em "Roma" não há choque direto entre estas duas classes, parecendo que ambas simplesmente aceitam a condição que lhe cabem. A protagonista Cleo (interpretada pela novata Yalitza Aparicio), lava, limpa, cuida das crianças, segura o cachorro da família, sem pestanejar, e repete estas ações diariamente, em uma rotina cíclica, até seu dia de folga em que sai para encontrar seu namorado. Já a patroa, Sofia (Marina de Tavira), também repete sua rotina, sentando-se à mesa com os filhos, assistindo TV, cuidando das necessidades do marido, até que este a abandona.
Com o abandono do marido, as duas mulheres apresentam suas semelhanças. O namorado de Cleo foge assim que descobre que a moça está grávida. Desta forma as duas personagens seguem a vida, amparando-se, tentando suportar seus descompassos, mas sempre ocupando a posição que lhe cabem, sem conflitos, de patroa e empregada.
Apesar de apresentar uma fotografia fantástica em preto e branco e uma sonoridade incrível, onde o sons e ruídos do bairro se transformam em personagens do filme, "Roma" não me agradou, esperava mais.
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Direção (Alfonso Cuarón) e Fotografia. Nomeado ao Oscar de Melhor Filme, Atriz (Yalitza Aparicio), Atriz Coadjuvante (Marina de Tavira), Roteiro Original, Direção de Arte, Edição de Som e Mixagem de Som.
(Roma - 2018)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2019,
Vencedor do Oscar
domingo, 23 de dezembro de 2018
Mary Poppins (1964)
Diversas vezes, quando criança, eu comecei a assistir "Mary Poppins", porém nunca terminei. Sempre o achava chato, cansativo, os personagens começavam a conversar e finalizavam os diálogos cantando, até que o filme se transformava em desenho e enfim, eu desistia. Mas agora, em pleno ano de 2018, a babá Mary Poppins resolveu retornar ao cinema, e este foi o motivo pelo qual eu dei play nesta película e então assisti até o fim este filme de 1964.
Revi novamente a babá aterrizando na porta dos Banks, na clássica cena do guarda-chuva, os diálogos viraram música e tudo se transformou em desenho. Afirmo que continuei achando o filme chato, mas superei, resisti!
Agora me sinto preparado para ir ao cinema e assistir ao "Retorno de Mary Poppins". Espero que o novo filme seja melhor que o primeiro.
Vencedor de 5 Oscars: Melhor Atriz (Julie Andrews), Edição, Efeitos Visuais, Canção Original ("Chim Chim Cher-ee") e Trilha Sonora. Indicado nas categorias: Melhor Filme, Diretor (Robert Stevenson), Roteiro Adaptado, Fotografia em Cor, Direção de Arte, Figurino, Som e Música.
(Mary Poppins - 1964)
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Aquaman (2018)
Cada vez que assisto a um filme de super-herói passo por um sessão tortura, e com "Aquaman" não foi diferente. Sem contar que a sala de cinema estava super quente e eu transpirava enquanto via os personagens embaixo d'água.
A história serve para agradar as massas, aqueles que querem ver ação em cima de ação, com desfechos previsíveis. A direção de arte é extremamente cafona e os efeitos especiais são de péssima qualidade.
Mas eu sei que este não será o último filme de super-herói que assistirei.
(Aquaman - 2018)
domingo, 16 de dezembro de 2018
domingo, 9 de dezembro de 2018
Infiltrado na Klan (2018)
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Nomeado ao Oscar de Melhor Filme, Direção (Spike Lee), Trilha Sonora, Ator Coadjuvante (Adam Driver) e Edição.
(BlacKkKlansman - 2018)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2019,
Vencedor do Oscar
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
domingo, 25 de novembro de 2018
terça-feira, 20 de novembro de 2018
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Bohemian Rhapsody (2018)
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme. Vencedor dos Oscar de Melhor Ator (Rami Malek), Edição, Edição de Som e Mixagem de Som.
(Bohemian Rhapsody - 2018)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2019,
Vencedor do Oscar
terça-feira, 30 de outubro de 2018
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Nasce uma Estrela (2018)
Vencedor do Oscar de Melhor Canção. Nomeado ao Oscar de Melhor Filme, Atriz (Lady Gaga), Ator (Bradley Cooper), Mixagem de Som, Ator Coadjuvante (Sam Elliott), Roteiro Adaptado e Fotografia.
(A Star Is Born - 2018)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2019,
Vencedor do Oscar
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
Senti uma vontade imensa de rever este filme de que tanto gosto e que conta a história de Joel (Jim Carrey) que para esquecer Clementine (Kate Winslet) se submete a um processo que apaga todas as lembranças dela de sua memória.
Ele procura este método após descobrir que ela fez o mesmo para esquecê-lo, no entanto, durante o processo ele concebe que não quer apagá-la de sua memória e procura a todo custo escondê-la em algum lugar de suas lembranças, o que não é bem sucedido.
A moral do filme é que por mais que ambos tenham passado pelo mesmo processo de aniquilação das lembranças, quando se reencontram se apaixonam novamente. Será que o amor não está no nosso cérebro e sim em nosso coração?
Vencedor do Oscar de Roteiro Original. Nomeado ao Oscar de Melhor Atriz (Kate Winslet).
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2004)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2005,
Vencedor do Oscar
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
domingo, 26 de agosto de 2018
A Pequena Loja de Suicídios (2012)
Esta animação parte da máxima em que o suicídio se torna algo comum na sociedade. Todos são infelizes e insatisfeitos, prontos para acabar com suas próprias vidas.
E é assim que a família Tuvache ganha a vida, eles são donos de uma loja onde podemos encontrar tudo que é necessário para se matar. No entanto, quando o filho mais novo do casal nasce, algo muda, o garotinho é alegre e transmite sua felicidade a todos que se aproximam dele, o que prejudica os negócios da família. Um filme inusitado e que chamou minha atenção.
Na loja, temos que dizer adeus e nunca até logo, visto que todos que saem de lá jamais voltam.
(Le magasin des suicides - 2012)
This Close - Primeira Temporada (2018)
Seriado cômico que conta a história dos amigos Michael e Kate, ambos surdos e mudos.
Os capítulos nos mostram como é o trabalho dos dois, suas vidas amorosas, Micheal é gay, e seus relacionamentos com suas famílias. Gostei de ver!
(This Close - The Complete First Season - 2018)
Marcadores:
Seriados,
Temática GLS
terça-feira, 21 de agosto de 2018
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
domingo, 5 de agosto de 2018
domingo, 29 de julho de 2018
domingo, 22 de julho de 2018
quarta-feira, 18 de julho de 2018
sábado, 14 de julho de 2018
segunda-feira, 2 de julho de 2018
sábado, 30 de junho de 2018
sábado, 23 de junho de 2018
Goethe! (2010)
"Acontece com a distância o mesmo que acontece com o futuro: um todo imenso, e como que envolvido por uma neblina, estende-se diante de nossa alma: nosso coração ali mergulha e se perde."
"Pobre daquele que usa do seu poder sobre um coração para abafar as singelas alegrias que nele nascem espontaneamente!"
"Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se nada existisse."
"Não existe nada mais perigoso do que a solidão."
Estes trechos foram extraídos do livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther" de Goethe. Simplesmente me apaixonei por este livro, precursor do movimento romântico. É tocante. Por esta razão me interessei em ver "Goethe!", afinal o filme conta a história da inspiração do autor para escrever a obra que mudou a história da literatura alemã, ou mundial.
Goethe, assim como o jovem Werther do livro, conhece a bela Carlota e cai de amores por ela. Infelizmente a jovem está prometida a outro homem, Alberto, e esta paixão não pode ser consumada. Sofrendo, Werther relata todos estes acontecimentos em cartas, destinadas a seu amigo Guilherme, que as reúne e as publica em forma de livro após o suicídio do jovem Werther.
Uma bela e comovente história de amor, o verdadeiro romance romântico.
(Goethe! - 2010)
Assinar:
Postagens (Atom)