sábado, 31 de janeiro de 2009

Rebobine, Por Favor (2008)


Alguém ainda frequenta uma locadora de vídeos que só aluga filmes em VHS?

Então, Danny Glover é dono de uma dessas locadoras em extinção e ainda não entende porquê seus lucros estão tão ruins. Em vista disso, ele se afasta um pouco de seu local de trabalho e vai fazer algumas pesquisas em outros lugares, deixando sua locadora na mão de seu funcionário interpretado por Mos Def. Mos tem um amigo, Jack Black, que ao tentar subornar uma empresa de energia elétrica fica magnetizado e ao entrar na locadora e ter contato com as fitas em VHS apaga todo o conteúdo delas.

É assim que se desenrola o roteiro de "Rebobine, Por Favor", os dois terão que devolver todo o conteúdo às fitas danificadas, mas como comprar novas fitas em VHS sendo que as outras locadoras têm apenas DVDs?

Os dois amigos resolvem então criar suas próprias versões dos filmes fazendo remakes bizarros de produções como "Os Caça-Fantasmas", "A Hora do Rush 2", "O Rei Leão", etc. E o pior é que essas produções começam a fazer sucesso pela vizinhança, então eles intitulam esses filmes como "produções suecadas".

A parte engraçada do filme são as gravações dos filmes "suecados", produções com muitos "defeitos" especiais, e que diverte aqueles que as assistem.

O filme foi dirigido por Michel Gondry, o mesmo que dirigiu "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" e "Sonhando Acordado".

(Be Kind Rewind - 2008)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dúvida (2008)


Mais um filme que a Igreja Católica deve adorar! (Estou sendo irônico)...

Uma freira interpretada por Amy Adams desconfia que alguma coisa está acontecendo entre um padre (Philip Seymour Hoffman) e um de seus alunos, que é negro. Ela então decide relatar sua suspeita à madre superiora (Meryl Streep) que passa acreditar que o padre tenha realmente molestado o garoto.

Tudo são dúvidas no filme, não há como provar o que está acontecendo, pois o garoto que sofre o abuso demonstra que sente um afeto pelo padre, mas outros garotos do colégio católico preferem manter uma certa distância tanto do padre quanto do garoto. Até mesmo a mãe do garoto, quando é avisada do ocorrido, prefere que tudo se mantenha em silêncio porque seu filho é negro e logo estaria mudando do colégio.

O filme trabalha muito bem a personalidade de cada personagem, a madre superiora parece ser uma mulher má, por ser muito rígida, mas na verdade é uma mulher determinada e consciente. O padre parece ser um bom homem que quer que a Igreja prospere e se adapte às novas mudanças para se adequar ao mundo, porem esconde alguns segredos. Já a freira interpretada por Amy Adams é de tal ingenuidade que passa acreditar em toda a versão da história contada pelo padre, apesar de desejar ter a experiência e visão de mundo da madre superiora.

O filme concorre aos Oscar de ator coadjuvante (Philip Seymour Hoffman) , atriz (Meryl Streep) , roteiro adaptado e duas vezes a atriz coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis).

(Doubt - 2008)

Os Falsários (2007)


Ter um dom pode garantir sua vida. Nesse caso a vida foi do judeu Salomon Sorowitsch, russo que vivia na Alemanha no período da Segunda Guerra Mundial.

Sally como era conhecido, tinha o dom de desenhar e a partir desse dom se tornou um dos maiores falsificadores da Alemanha. Durante a guerra ele foi preso e enviado aos campos de concentração nazista, onde foi descoberto seu dom para o desenho. Dessa forma sua morte ia sendo adiada tempo a tempo, pois os oficiais militares sempre tinham algum trabalho para ele fazer, até que o governo de Hitler desenvolveu uma operação, na qual dinheiro americano e britânico deveria ser falsificado para garantir a força econômica alemã. Sally foi convocado para "fabricar" esse dinheiro com a ajuda de outros judeus aprisionados. Filme baseado em fatos reais da Operação Bernhard, a mair operação de falsificação de todos os tempos. Venceu o Oscar de filme estrangeiro para a Austria.

(Die Fälscher - 2007)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Frost/Nixon (2008)


Ainda não assisti a "Todos os Homens do Presidente", nem a "Nixon" e tão pouco entendo sobre a história e os escândalos políticos dos EUA, mas mesmo não entendendo o contexto no qual a história de "Frost/Nixon" se passa, considero o filme muito bom.

O roteiro se baseia na entrevista do jornalista inglês David Frost que ficou ainda mais famoso após sua entrevista histórica com o ex-presidente norte-americano Richard Nixon.

Nixon acabara de renunciar ao cargo de presidente e estava envolvido no caso Watergate e mesmo sofrendo diversas denúncias por corrupção, o ex-presidente não foi a julgamento.

Muitos consideram essa entrevista como a confissão e derrota final de Nixon. O filme é envolvente porque explora a tensão tanto do entrevistado quanto do entrevistador.

Recebeu 5 indicações ao Oscar 2009: melhor filme, direção, edição, ator e roteiro adaptado.

(Frost/Nixon - 2008)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Milk - A Voz da Igualdade (2008)


Sean Penn interpreta Harvey Milk, político norte-americano homossexual, que lutava pelos direitos civis de seu grupo. O filme retrata sua vida a partir de seus 40 anos de idade, quando ele conhece Scott Smith (James Franco) que vem a se tornar seu namorado. É abordada então sua luta constante para ser eleito no estado da Califórnia e todo o preconceito que ele sofreu de sua oposição política e de instituições conservadoras como a Igreja, que não aceitavam suas propostas de integração do gay na sociedade norte-americana. Em meados das décadas de 1960 e 1970, os homossexuais não tinham seus direitos garantidos e eram atacados violentamente até mesmo por policiais nas ruas, que invadiam bares e outros estabelecimentos frequentados por gays.

Já havia assistido diversos filmes com a temática GLS, porém esse filme aborda a questão política do movimento, algo que ainda não havia visto nas telas do cinema. A maioria dos outros filmes abordam a luta pela aceitação pela família do homossexualismo, pequenos romances ou a questão da AIDS, prostituição e uso de drogas, porém esse filme aborda o tema da aceitação perante toda uma sociedade.

O filme foi indicado aos Oscar de melhor filme, figurino, edição, trilha sonora, ator coadjuvante (Josh Brolin) e direção para Gus Van Sant, que eu considero um dos melhores diretores da atualidade. Ganhou os Oscar de Melhor Ator (Sean Penn) e Roteiro Original.

(Milk - 2008)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pecados Inocentes (2007)


Julianne Moore interpreta a história real de uma mulher casada com um homem abastado que viveu em diversos países da Europa e também nos EUA. Mãe de um jovem rapaz, ela o criou cheio de mimos e sempre muito próximo a ela. O rapaz, com algumas tendências homossexuais, começa a namorar uma garota quando a família está vivendo na Espanha. Passado algum tempo a garota passa a ter um caso com o pai do namorado e foge com ele.

O rapaz e a mãe passam a viver sozinhos e ainda se mudando de um país ao outro, o rapaz sente muita a falta do pai, e escreve seus sentimentos e frustrações em cartas destinadas a ele.

A personagem de Moore, arruma um acompanhante, o qual o garoto intitula de "homossexual que acompanha senhoras casadas". Porém, após algum tempo, o garoto começa a se relacionar com o acompanhante de sua mãe, e ela também passa a se relacionar com seu acompanhante homossexual. Logo depois que o acompanhante se muda, a mãe passa a ter um relacionamento incestuoso com seu filho. O que vem a terminar em tragédia. História repugnante, filme dispensável.

(Savage Grace - 2007)

domingo, 25 de janeiro de 2009

A Troca (2008)


Filme baseado em fatos reais que nos atordoa a cada momento. Não consigo imaginar tudo aquilo de fato acontecendo, pois a história é revoltante.

Angelina Jolie faz o papel de uma mãe que tem seu filho sequestrado. Cinco meses depois a polícia de Los Angeles diz ter encontrado seu filho e o traz de uma outra cidade. A mãe não reconhece a criança e diz que aquele garoto não é seu filho. A polícia questiona a sanidade da mãe, chegando ao ponto de interná-la para tratamento psiquiátrico.

A história me revolta pelo abuso de poder de uma instituição que tem como obrigação dar segurança à sociedade civil, a polícia de Los Angeles utiliza de muita falcatrua para manter seu erro como uma verdade irrefutável. Tudo isso se passa em 1928, ano em que não havia tantos meios midiáticos como hoje, o que facilitava a manipulação da polícia.

Com o desenrolar da história, é apresentado um outro garoto, que será extraditado para o Canadá, por não ter licença para permanecer nos Estados Unidos. Esse garoto acaba relatando algumas atrocidades que um suposto tio o obrigava fazer, dentro dessas atrocidades se encontra o esquartejamento de quase 20 garotos de 9 anos de idade. A personagem de Angelina Jolie vê as esperanças de encontrar seu verdadeiro filho se dissipando.

O filme nos deixa concentrado em sua história durante todo o tempo, a direção de Clint Eastwood é bem segura. O filme foi indicado a três Oscar neste ano, incluindo melhor atriz (Angelina Jolie) , direção de arte e fotografia. Vale a pena conferir.

(Changeling - 2008)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Família Savage (2007)


Narração lenta que beira ao tédio, além disso é muito centrada nos dois personagens principais, que são irmãos e que estavam vivendo longes um do outro, mas com a doença do pai, estão juntos para cuidar do doente. Se a vida dos irmãos fosse interessante e empolgante o filme também seria, mas o irmão é professor, a irmã escritora, ambos infelizes. Não mantinham contato com o pai há anos e agora são obrigados a cuidar dele.

Drama familiar com pitada cômica que concorreu aos Oscar de roteiro original e melhor atriz (Laura Linney).
.
(The Savages - 2007)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Longe Dela (2006)


Já havia assistido outro filme que aborda o mesmo tema, o filme era "Iris" de 2001, com Kate Winslet e Judi Dench e o tema o mal de Alzheimer.

Essa é uma doença triste, que deve ser enfrentada com cuidado, essa doença vai além da falta de memória, ela beira a demência. É muito triste ver uma pessoa querida te olhar e perguntar por você. Digo isso pois já tive um caso desse em minha família.

"Longe Dela" aborda a história de um homem que recorre a uma clínica para o tratamento da doença da esposa, diferentemente de "Iris" onde o marido passa a tomar conta da esposa doente.

Com o tempo, a doente, internada na clínica, passa a não reconhecer mais o seu marido e passa a ter um carinho especial por outro interno. A relação é muito delicada para o marido enfrentar, pois ele passa a observar a pessoa que ama, amando outra pessoa. Até onde conseguiríamos viver longe dela, estando tão perto? Indicado ao Oscar de melhor atriz e roteiro adaptado.


Indicado aos Oscar de Melhor Atriz (Julie Christie) e Roteiro Adaptado.

(Away From Her - 2006)

Norbit (2007)


Era pra rir?

Esse é mais um daqueles filmes que economizam no ator e exageram na maquiagem e Eddy Murphy faz todos os papéis, desde o bobo trapalhão, a obesa esposa do bobo e um chinês que criou o bobo...

Foi indicado ao Oscar de maquiagem.

(Norbit - 2007)

sábado, 17 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona (2008)


Woody Allen descobre Barcelona.

Depois de três filmes tendo como locação a cidade de Londres, ("Scoop", "Match Point" e "O Sonho de Cassandra") o diretor parece ter abandonado de vez a cidade de Nova Iorque. Mostrando as belezas da cidade de Barcelona e principalmente a bela arquitetura de Gaudi, Woody Allen entra no mundo da arte, da inspiração, entra no mundo de um pintor, tão sedutor que tem três mulheres que o deseja, uma mais bela que a outra. Este pintor nada mais é que Javiem Bardem, sedutor, másculo e artista. Duas dessas mulheres saem dos EUA para passar o verão em Barcelona e lá conhecem o pintor. Uma delas, Cristina, é fotógrafa, a outra, Vicky, noiva. Vicky inicialmente não se interessa por Javier, Cristina se encanta a primeira vista. Penélope Cruz também é artista, pintora, e ex-mulher do espanhol. Juntos esse quarteto mantêm um relacionamento inusitado e muito curioso. Mas o mais curioso é o tanto que me encantei pelas belas imagens de Barcelona, bela cidade. Quero um dia olhar todas aquelas paisagens sem ser através da tela do cinema.


Vencedor do Oscar de Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)

(Vicky Cristina Barcelona - 2008)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Foi Apenas um Sonho (2008)


Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e Kathy Bates reunidos e não é Titanic.

Reunidos para contar uma história que deve retratar a vida de muitas mulheres. História de um casamento que já caiu na rotina. Onde a atenção tem a obrigatoriedade de se voltar para os filhos. Onde o emprego não agrada, mas é necessário para garantir o sustento.

Kate Winslet é uma dona de casa que se sente fracassada por não ter tido o sucesso desejado em sua profissão e que agora vive em função do lar. Leonardo DiCaprio é o marido que sentindo a frieza da esposa, busca se divertir nos braços de outra mulher. Um casal que aos olhos dos vizinhos causam inveja, mas no seu íntimo olhar causa espanto. Espanto da realidade. Realidade de um casamento que obriga ambos os parceiros a sonharem o mesmo sonho e quando isso não é possível, tudo se transforma em um tormento.


Indicado aos Oscar de Ator Coadjuvante (Michael Shannon), Direção de Arte e Figurino.

(Revolutionary Road - 2008)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

No Vale das Sombras (2007)


A Guerra do Iraque não acabou e já tem filme a retratando. A história é real e se baseia na constante busca de um pai para solucionar o assassinato de seu filho, soldado, que morreu após sua volta aos EUA.

Durante essa busca ele encontra o celular de seu filho que contém alguns vídeos onde pode ser visto todo o horror que é estar em uma guerra: a guerra do bem contra o mal, mas que ninguém sabe quem é o bem e quem é o mal.

Tommy Lee Jones foi indicado ao Oscar de melhor ator.
.
(In the Valley of Elah - 2007)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Medo da Verdade (2007)



Irmãos Afflecks unidos! Ben na direção e Casey atuando.

O filme gira em torno do sequestro de uma garotinha. Como a família não acredita que a polícia conseguirá resolver o caso, contratam um detetive particular para investigar o sequestro. No meio do filme o espectador tem a impressão de tudo ter se resolvido e que os créditos já irão aparecer, o que não ocorre, e isso é apenas o começo. A mãe da pequena sequestrada é uma usuária de drogas, envolvida com o tráfico e com diversos homens, os investigadores acham que isto tem haver com o sequestro e buscam solucionar o caso através dessas informações. Surpresas a parte, o filme nos deixa uma pequena questão: quem seria mais adequado a tomar conta da criança, a mãe ou pessoas desconhecidas?

Concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante (Amy Ryan).

(Gone Baby Gone - 2007)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Escafandro e a Borboleta (2007)


Qual a pior prisão do mundo? Guantanamo, carandiru ou seu próprio corpo?

"O Escafandro e a Borboleta" conta a história real do editor da revista Elle francesa que sofreu um derrame e de uma hora para outra se encontrou aprisionado em seu corpo.

Se expressando apenas com o piscar de seu olho esquerdo, ele conseguiu escrever o livro ao qual é baseado o filme. Uma luta constante, angustiante e que ao mesmo tempo nos mostra como estamos vulneráveis ao nosso destino: hoje estou aqui escrevendo em meu computador, mas amanhã, onde estarei?

O filme é uma produção francesa que me fez recordar a produção espanhola "Mar Adentro". Comovente.

Indicado a 4 Oscar: Direção (Julian Schnabel), Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia.

(Le Scaphandre et le Papillon - 2007)

A Garota Ideal (2007)


Que filme incrível! Engraçado, inteligente, isso me fez pensar: Como uma boneca de borracha pode mudar a vida, não só de uma pessoa, mas de toda uma comunidade?

Quando lí a sinopse do filme, há um bom tempo atrás, imaginava um cara que tinha problemas sexuais e que para saciá-los comprou uma boneca. Grande engano! O filme aborda muito mais que isso.

Um homem com problemas? Sim! Problemas sentimentais, carência, necessidade de encontrar alguém para compartilhar a vida, é... eu sei bem o que é isso! Então ele encomenda sua namorada pela internet, ela é brasileira, se chama Bianca e anda numa cadeira de rodas! Chegou em uma caixa, mas no aeroporto sua bagagem e sua cadeira extraviaram! O único que a compreende é o Lars, mas aos poucos ela está indo na igreja, fazendo trabalho voluntário com crianças, aguçando a imaginação dos homens, fazendo companhia para as mulheres da cidade, participando de festas, até que o Lars se sente abandonado por seu amor...

Não é atoa que concorreu ao Oscar de roteiro original.

(Lars and the Real Girl - 2007)

O Bom Pastor (2006)


Looooongo... parecia até que ia durar todo o período da Guerra Fria! E olha que o filme só aborda os 20 primeiros anos! CIA, KGB, golpe do Fidel em Cuba, russos investigando americanos, americanos investigando russos, tudo isso como pano de fundo para mostrar a vida de um homem que coloca a sua profissão tão a frente da sua família, um homem que deixou a vida fazer escolhas por ele, tudo isso porque ele ama mais os EUA que seu próprio filho... e isso tudo dirigido pelo Roberd De Niro...


Indicado ao Oscar de Direção de Arte.

(The Good Shepherd - 2006)

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)


Sempre tenho um sentimento estranho quando vejo filmes antigos e percebo que velhos atores como Audrey Hepburn e Paul Newman já foram jovens e donos de uma beleza inigualável. É estranho ver que um dia a beleza termina assim como a juventude, porém a personalidade fica e até mesmo depois da morte outras características se mantêm: Audrey é considerada o símbolo da elegância e Paul Newman o dono dos eternos olhos azuis.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" realmente me comoveu ao mostrar um homem velho se transformando em um jovem (contrariamente ao que acontece quando assisto a filmes antigos) e seus sentimentos, sua postura frente a vida se mantendo, assim como o amor pela mulher amada.

Fiquei com vontade de ler ou assitir ao "Retrado de Dorian Gray" do Oscar Wilde, tenho o livro em casa há anos e ainda nem ao menos dei uma folheada nele, afinal o livro conta a história de um homem que não envelhece, mas sim seu retrato. "Benjamin Button" me fez lembrar também o "Homem Bicentenário" e "A Espera de Um Milagre", pois ambos os filmes mostram a dor de alguém que com o passar do tempo perde as pessoas queridas, acho q na verdade todos nós estamos fadados a isto.

Seria o amor um "Curioso Caso"? Afinal não se encontra a palavra "amor" no título desse filme, mas o amor é tratado de uma forma nobre: amor de mãe, amor de homem e mulher, amor na infância, amor no arrependimento, amor à vida...

Vá só ao cine, vá acompanhado, vá com os amigos, vá com o amor da sua vida, mas vá assistir a esse "Curioso Caso" e você não se arrependerá!


Vencedor dos Oscar de Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Visuais. Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Direção (David Fincher), Fotografia, Figurino, Edição, Trilha Sonora, Mixagem de Som, Ator (Brad Pitt), Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson) e Roteiro Adaptado.

(The Curious Case of Benjamin Button - 2008)

sábado, 10 de janeiro de 2009

O Grande Truque (2006)


Então, concordo, já era para eu ter assistido a esse filme há muito tempo. Fui ver hoje! Gostei. Me agrada muito os filmes do Christopher Nolan, o primeiro trabalho dele que assisti foi "Amnésia" assumo que não entendi o filme na primeira vez, fui entender só na segunda e quando entendi achei a idéia do diretor incrível, um filme contado de trás pra frente e com um final inusitado, bem original. Depois veio "Insônia" que sinceramente me deu sono, mas foi um bom trabalho. Mas tenho que concordar que "Batman Begins" e "Cavaleiro das Trevas" superou, ótimos trabalhos de Nolan.

Em "O Grande Truque" o diretor mantém a parceria com Christian Bale e Michael Caine iniciada em "Batman Begins" e o resultado é muito bom! O filme me lembrou "O Ilusionista", também com o final surpreendente. Cinema que nos faz concentrar na tela e esquecer em que mundo vivemos. Entramos no mundo da mágica, do truque, mas o que vale é o simples. Recomendo.

Indicado aos Oscar de Direção de Arte e Fotografia.

(The Prestige - 2006)

Vênus (2006)



Sempre penso como serei no futuro, tenho sonhos e luto para realizá-los. Mas acho que ainda não pensei que um dia chegará o momento em que olharei para trás e verei o que eu fui, o que fui e não sou mais. Foi exatamente isso que pensei ao assistir "Vênus".

Peter O’Toole está fantástico no papel de Maurice, um velho ator, que foi e não é mais. Um senhor que conhece a sobrinha de um velho amigo e através dela vai descobrindo um novo mundo, um universo ao qual ele já não pertence mais, o da juventude.

Mesmo idoso ele sente desejos, mesmo impotente ele se sente atraído pela jovem Jessie (a Vênus do título) e com isso é contada uma história com um humor sutil, que se aproveita de pequenos acontecimentos cotidianos para nos divertir.

Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Peter O'Toole).

(Venus - 2006)

Um Amor Para Toda a Vida (2007)



Amor no título novamente. Começo a acreditar que isso nada mais é que jogo de marketing, afinal todos os filmes que tenho assistido que tem essa pequena palavrinha no título é uma decepção.

Este foi o primeiro filme que assisti com Mischa Barton, não a conhecia além do seriado "The O.C.", que aliás gosto muito.

Um bom elenco, um diretor muito bom (Richard Attenborough, diretor de Gandhi) e um roteiro fraco.

Talvez agrade os apaixonados de plantão.

(Closing the Ring - 2007)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O Verdadeiro Amor (2005)


Quantos filmes existem com a palavra "amor" no título?

E quantos realmente sabem falar de amor?

Se o amor for algo devagar, entediante, morno, simplório e que dê a impressão de nunca acabar por mais que dure apenas 1 hora e 45 minutos, "O Verdadeiro Amor" sabe falar de amor... sono, muito sono...

(Sweet Land - 2005)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Coisas de Meninos e Meninas (2006)


Todos aqui com certeza já assistiram a algum filme nesse estilo, onde dois personagens trocam de corpo, "Vice-Versa", "Tal Pai, Tal Filho", "Sexta-Feira Muito Louca", "E Se Eu Fosse Você", então, esse filme é mais do mesmo.

Aqui uma garota tímida, estudiosa (nerd mesmo, hehe) troca de corpo com seu vizinho bonito, descolado e jogador do time do colégio.

Nem preciso dizer que eles ficam juntos no final.

Legal é que o rapaz é o ator que interpretou o filho da Felicity Huffman em "Transamérica". E agora ele ta melhor ainda! Engraçado é que em "Transamérica" a Felicity era o "pai" dele e não a "mãe", ela tava ótima como um transexual.

(It's a Boy Girl Thing - 2006)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ao Entardecer (2007)

Hum... vocês querem que eu fale mesmo sobre o filme?

Tipo, ele me deu sono, uma sessão "sono cine" mesmo!

Até agora não entendi porque tantas atrizes boas em um filme tão ruim.

Não recomendo e economizo nos comentários!

(Evening - 2007)

Às Margens do Rio Sagrado (2005)


_ Filha, Filha! Você se lembra do seu casamento?

_ Sim papai.

_ Então, seu marido morreu, você é uma viúva agora

_ Até quando papai?

Um diálogo inusitado, ainda mais se tratando de um diálogo entre uma pequena garota de 10 anos e seu pai.

Na Índia, é costume, devido a religião hindu, uma viúva permanecer sozinha até a morte, pois só assim garantirá sua salvação. Mas como garantir sua salvação durante a vida?

Deepa Mehta, diretora indiana, nos mostra em Water a dificuldade pela qual essas mulheres passam durante sua vida, pedindo esmolas e até mesmo se prostituindo para garantir sua salvação enquanto permanecem "vivas" na Terra.

O filme se passa em 1938, época em que Gandhi luta pacificamente pela independência da Índia e tenta inserir um novo modo de pensar ao povo indiano, porém, mesmo as leis beneficiando as viúvas ao permitir que elas se casem novamente, o costume e a religião imperam. Na verdade o filme demonstra que o que predomina mesmo é a questão do dinheiro, a família abandona essa nova viúva para se livrar de uma despesa a mais. Se essas mulheres devem permanecer intocáveis, porquê então elas são obrigadas a se prostituírem para sobreviver? Uma contradição que nos comove ao assistir ao filme, principalmente minutos antes de seu final.

Mulheres que se sentem só e tristes aqui no Brasil não se sentirão tão abandonadas ao assistirem e refletirem sobre essa bela história, principalmente porque muitas histórias como essa devem acontecer atualmente na Índia.

Para ver só no cine ou muito bem acompanhado!


Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

(Water - 2005)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Quem Quer Ser um Milionário? (2008)



Esta é minha primeira postagem no blog, então precisei abrir com chave de ouro!

Eis que o grande diretor Danny Boyle, diretor de Trainspotting, lança seu novo filme, "Quem Quer Ser um Milionário?" e como sempre caprichou em seu trabalho. 

Aqui ele viaja até a Índia para retratar a vida de um garoto pobre que participa de um programa de TV de perguntas e respostas e consegue ganhar o prêmio máximo. Mas como um garoto pobre, criado nas ruas e sem nenhuma educação conseguiu ganhar o prêmio máximo?

a) trapaceou?
b) é sortudo?
c) é um gênio?
d) ou, estava escrito?

Para provar que não trapaceou durante o jogo, Jamal Malik relata à polícia sua história de vida, e como obteve experiências que lhe trouxeram as informações necessárias para responder às perguntas requisitadas. A perda da mãe na infância, a vida catando lixo ao lado de seu irmão, o encontro da mulher amada. Tudo isso está presente neste filme, em uma história contada ao som de muita música boa e edição precisa, que não nos deixa desviar a atenção do filme.

Vencedor de 8 Oscar: Melhor Filme, Direção (Danny Boyle), Fotografia, Edição, Trilha Sonora, Canção Original, Mixagem de Som, Roteiro Adaptado. Indicado aos Oscar de Canção Original e Edição de Som.

(Slumdog Millionaire - 2008)