terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Milk - A Voz da Igualdade (2008)


Sean Penn interpreta Harvey Milk, político norte-americano homossexual, que lutava pelos direitos civis de seu grupo. O filme retrata sua vida a partir de seus 40 anos de idade, quando ele conhece Scott Smith (James Franco) que vem a se tornar seu namorado. É abordada então sua luta constante para ser eleito no estado da Califórnia e todo o preconceito que ele sofreu de sua oposição política e de instituições conservadoras como a Igreja, que não aceitavam suas propostas de integração do gay na sociedade norte-americana. Em meados das décadas de 1960 e 1970, os homossexuais não tinham seus direitos garantidos e eram atacados violentamente até mesmo por policiais nas ruas, que invadiam bares e outros estabelecimentos frequentados por gays.

Já havia assistido diversos filmes com a temática GLS, porém esse filme aborda a questão política do movimento, algo que ainda não havia visto nas telas do cinema. A maioria dos outros filmes abordam a luta pela aceitação pela família do homossexualismo, pequenos romances ou a questão da AIDS, prostituição e uso de drogas, porém esse filme aborda o tema da aceitação perante toda uma sociedade.

O filme foi indicado aos Oscar de melhor filme, figurino, edição, trilha sonora, ator coadjuvante (Josh Brolin) e direção para Gus Van Sant, que eu considero um dos melhores diretores da atualidade. Ganhou os Oscar de Melhor Ator (Sean Penn) e Roteiro Original.

(Milk - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário