sábado, 18 de abril de 2009

Entre os Muros da Escola (2008)



Nesse ano eu tenho uma aula chamada "Cultura e Linguagem" na faculdade. E dia desses minha professora recomendou que a classe lesse alguns capítulos de um livro chamado "Da Diáspora" de um autor chamado Stuart Hall. O livro trata da questão do multiculturalismo e do multicultural, isso é, de como diferentes culturas são encontradas em alguns países e de como algumas culturas recebem influência de outras culturas (principalmente da cultura ocidental), sem perder a raíz que dá a característica principal dessa cultura. O autor analisa essa questão na Inglaterra e dá alguns exemplos como o de um garoto mulçumano que veste calças largas, anda de skate, ouve hip-hop, mas não deixa de comparecer aos encontros religiosos em sua mesquita...

"Entre os Muros da Escola" fez com que eu lembrasse dessa aula. Pois o filme trata exatamente desse multiculturalismo, com uma pitada política. A diferença é que o assunto é abordado na França.

É mostrado como diferentes garotos e garotas se relacionam durante o período escolar e como convivem com seus professores franceses. Alguns desses alunos são chineses, outros caribenhos, outros africanos, mulçumanos, negros, brancos, cada um com uma cultura e educação diferente convivendo em um mesmo local. Realmente um choque de culturas.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (França).

(Entre Les Murs - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário