domingo, 25 de janeiro de 2015
O Jogo da Imitação (2014)
Todo ano ao menos um filme que recebeu alguma indicação ao Oscar me comove. Neste ano foi a vez de "O Jogo da Imitação". Benedict Cumberbatch interpreta Alan Turing, um matemático inglês ao qual eu desconhecia totalmente, mas que teve um papel fundamental para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Isto porque ele conseguiu decodificar as mensagens secretas enviadas pelos alemães e assim evitar que desastres maiores ocorressem.
Mas o que fez com que esta história me comovesse? Bem, na verdade, Alan Turing era homossexual e mesmo após seu prestígio durante a guerra, foi duramente punido por sua opção sexual, e toda a sua história foi mantida em segredo pelo governo britânico por mais de 50 anos!
"O Jogo da Imitação" é narrado em três planos que se intercalam: Turing ainda criança e sua relação com seu amigo Christopher; seus esforços durante a Segunda Guerra, quando conhece sua companheira Joan Clarke (Keira Knightley); e no pós-guerra, quando é condenado por sua condição sexual.
Um belo filme.
Nomeado a 8 Oscar: Melhor Filme, Direção (Morten Tyldum), Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Roteiro Adaptado, Edição, Direção de Arte e Trilha Sonora Original. Venceu na categoria Roteiro Adaptado.
(The Imitation Game - 2014)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2015,
Temática GLS,
Vencedor do Oscar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário