domingo, 11 de janeiro de 2015
Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)
“Não há duas palavras mais nocivas do que ‘bom trabalho’”, diz o implacável regente Fletcher ao seu baterista prodígio Andrew. Com seus métodos cruéis e coercitivos de ensino, acredita que a complacência gera mediocridade. Será essa relação de abuso verbal e terror psicológico em busca da genialidade o ponto central do drama "Whiplash – Em busca da Perfeição."
J.K. Simmons encarna Fletcher com tal vigor, como o professor do respeitado conservatório de música, que seus insultos, numa verborragia atroz, fariam tremer até mesmo o jazzista Buddy Rich, uma lenda da bateria. Uma atuação seguida de perto pelo jovem ator Miles Teller.
Teller é, aqui, Andrew, que tem a sorte de ser selecionado para a banda de Fletcher, mesmo sendo calouro no conservatório. Assim que entra no grupo, no entanto, é alvejado por gritos, tapas na cara e até uma cadeira voadora, pois não entra no compasso correto imaginado pelo tutor e regente. É só o início das provações do rapaz, que aceita os abusos visualizando um futuro glorioso.
Entende-se a perseverança de Andrew também pela sua personalidade. Sem amigos, vê na própria família inúmeras limitações, não condizentes com o futuro “entre os grandes do jazz” que almeja. Em uma cena, termina com a namorada Nicole (Melissa Benoist), em um cortante monólogo no qual explica porque o fato de continuarem juntos só irá atrapalhar seu caminho para o sucesso.
Quanto mais Fletcher desfere humilhações, mais o rapaz se esmera na prática, que deixa quase sempre suas mãos em carne viva. Como não há trégua, resta saber até quando o Andrew resistirá a esse aprendizado.
Chazelle, que também é o diretor de fotografia, é inventivo em seu apurado jogo de câmera que, junto à trilha sonora e à intensidade psicológica do que se vê na tela, transforma os ensaios da banda em batalha campal. Conceito muito adequado ao conflito que impinge ao espectador.
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme, Roteiro Adaptado. Vencedor nas Categorias: Edição, Mixagem de Som e Ator Coadjuvante (J.K. Simmons)
(Whiplash - 2014)
Marcadores:
Filmes,
Indicado ao Oscar,
Oscar 2015,
Vencedor do Oscar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário