segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um Dia de Cão (1975)



Três homens nervosos e atrapalhados decidem assaltar um banco em uma tarde ensolarada em Nova Iorque. Durante o assalto um deles desiste da ação, pois estava com um mal pressentimento.

Ao procurar o dinheiro, eles descobrem que a maior parte já havia sido transferida do banco, o que faz com que percam mais tempo e assim a polícia é alertada.
Os policiais fecham o cerco dos bandidos e eles passam a manter os funcionários do banco como reféns.

Tudo isso parece ser a história de um filme de ação, mas não é o que acontece em "Um Dia de Cão". A história é contada de maneira um tanto irreverente, fazendo com que nos simpatizamos com os bandidos e criticando a ação da polícia perante um assalto como este.

Mais engraçado é quando descobrimos o motivo do assalto. A polícia chama a mulher de um dos assaltantes, para ver se ela o convence a libertar os reféns. Descobrimos então que a "mulher" dele é um homossexual que necessita fazer uma cirurgia para mudança de sexo e o dinheiro do assalto seria usado para tal cirurgia.

Parece mentira, mas essa história é real e aconteceu em Nova Iorque. O assaltante recebeu um bom dinheiro pela elaboração do roteiro, o qual ganhou o Oscar de roteiro original. O filme ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, edição, ator, ator coadjuvante e direção.

(Dog Day Afternoon - 1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário