segunda-feira, 29 de março de 2010
Cidadão Kane (1941)
O poderoso Charles Foster Kane morre após pronunciar a enigmática palavra Rosebud. E este é o ponto de partida do filme: um jornalista tenta descobrir quem ou o que é Rosebud e, para isso, vai entrevistar várias pessoas que conviveram com o magnata.
Assim, a história vai sendo contada: dono de uma grande fortuna, Kane investe milhões de dólares num jornal diário e torna-se o maior magnata da imprensa norte-americana, manipulando o que publica de acordo com seus interesses. Casa-se com a sobrinha do Presidente da República, derrota os jornais concorrentes e candidata-se a governador.
Depois de uma vida de poder, escândalos e tragédia, morre só. A história foi inspirada na vida de William Randolph Hearst, rico editor americano, ou pelo menos em lendas que o cercam. Quando Welles filmou "Cidadão Kane" tinha apenas 25 anos, mas fez um dos filmes mais importantes da história do cinema.
A narrativa, a fotografia e a edição influenciaram muitos filmes, tornando-se um marco no desenvolvimento da linguagem cinematográfica.
Vencedor do Oscar de Roteiro Original. Indicado nas categorias: Melhor Filme, Ator (Orson Welles), Direção de Arte, Fotografia, Direção (Orson Welles), Edição, Trilha Sonora e Som.
(Citizen Kane - 1941)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário