sexta-feira, 12 de março de 2010

Um Profeta (2009)


"Um Profeta” conta a história de Malik El Djebena, um desabrigado e analfabeto de 19 anos à mercê de uma gangue da Córsega, que controla a prisão onde ele vive.
Mudando a linguagem entre o francês, o dialeto da Córsega e o arábico, o filme segue Malik, interpretado por Tahar Rahim, enquanto ele manipula uma luta pelo poder entre a gangue e rivais muçulmanos.

Filmado em um cenário fora de Paris, "Um Profeta" tenta evitar os clichês de generalizações de histórias de prisão e obedece várias convenções de um gênero que é popular na França desde os tempos de Victor Hugo, no século 19.

Embora Audiard tenha afirmado que sua intenção não era apresentar uma análise cultual e social, o filme reflete vários temas que atraíram grande atenção na França, incluindo as tensões associadas aos imigrantes pobres muçulmanos.

Audiard explicou que este "profeta" da prisão tem pouco de religião: anuncia um novo tipo de criminoso, embora o diretor tenha associado a palavra "angelical" ao papel interpretado por um Rahim que pisa forte em sua primeira incursão cinematográfica.

Nomeado ao Oscar de Melhor Produção Estrangeira.

(Un Prophète - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário