sábado, 11 de janeiro de 2014

12 Anos de Escravidão (2013)


Um Oscar negro. Caso os principais prêmios deste ano cheguem às mãos de seres humanos negros, nada me surpreenderá. Chiwetel Ejiofor é um grande ator que merece o prêmio, Steve McQueen é um diretor competente, Lupita Nyong'o me emocionou ao interpretar sua personagem. Além disso, o estreante Barkhad Abdi, também negro, concorre como coadjuvante por "Capitão Phillips". Todos negros, só não tivemos uma Atriz negra nomeada neste ano.

"12 Anos de Escravidão" é um soco no estômago. A escravidão aqui retratada não é nenhum pouco romântica, como mostrada nas novelas brasileiras. A violência, os abusos e as injustiças mostradas neste filme são tão reais que incomodam.

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) nasceu livre, é violinista e vive com sua família. Tem estabilidade financeira e é culto. Até que certo dia é sequestrado e passa a trabalhar como escravo em uma fazenda. Eu nunca havia ouvido falar em escravos sequestrados e esta história me comoveu.

Vale a pena ser vista por todos.

Vencedor de 3 Oscar: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Roteiro Adaptado. Nomeado nas categorias de Melhor Ator (Chiwetel Ejiofor), Ator Coadjuvante (Michael Fassbender), Figurino, Direção (Steve McQueen), Edição e Direção de Arte.

(12 Years a Slave - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário