quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ela (2013)


Um tema que está sendo muito abordado no Oscar 2014 é a solidão. Temos isto em "Gravidade", "Até o Fim" e em "Ela". No entanto, diferentemente dos outros dois filmes, em "Ela" a solidão é abordada de outra maneira: é uma escolha.

Em uma sociedade do futuro, não se sabe ao certo quão distante este futuro está de nós, o personagem de Joaquin Phoenix, após seu divórcio, decide viver sozinho. Computadores e sistemas operacionais tomam conta da humanidade e um novo Sistema Operacional está disponível para consumo. Nele você pode escolher a voz que irá se comunicar com você, além de inserir todas as suas características pessoais, para que este sistema possa se comunicar contigo de forma intima e pessoal. O que acontece após a utilização recorrente deste novo tipo de computador é que muitos de seus usuários acabam se apaixonando por suas máquinas.

Foi o que aconteceu com Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), seu computador (com a voz de Scarlett Johansson) se mostra tão compreensível que é inevitável esta paixão. Spike Jonze escreveu e dirigiu esta história de forma sublime e tocante, fazendo com que nós refletíssemos e muito sobre o sentido de nossas relações, sejam elas humanas ou não.

Vencedor do Oscar de Roteiro Original. Indicado nas categorias Melhor Filme, Trilha Sonora, Canção Original (The Moon Song) e Direção de Arte.

(Her - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário