terça-feira, 14 de abril de 2020

Você Não Estava Aqui (2019)


O diretor Ken Loach está com 83 anos e eu o conheci quando dirigiu "Eu, Daniel Blake". O homem é de uma lucidez invejável e seu trabalho é feito para denunciar como a economia capitalista mundial está produzindo cada vez mais uma desigualdade extrema em todo o mundo devido a injustas relações de trabalho.


O tema de "Você Não Estava Aqui" é a precariedade do trabalho no mundo capitalista que é capaz de destroçar laços sociais e familiares de maneira absolutamente cruel e avassaladora. O foco é uma família trabalhadora formada por Ricky (Kris Hitchen), o pai, que pulou de um emprego para outro, num mercado de trabalho altamente instável e que agora, convenceu a mulher, Abby (Debby Honeywood), uma cuidadora de idosos e pessoas com deficiência, a vender seu carro para permitir a compra de uma van, com a qual fará entregas para uma grande empresa.

Nenhum dos dois tem contratos ou garantias trabalhistas, o que os obriga a longas horas de trabalho, sem tempo para um contato mais direto com os dois filhos, o adolescente Seb (Rhys Stone) e a pequena Liza (Katie Proctor). O casal, devido as suas condições de trabalho, são pressionados por agendas apertadas, jornadas de 14 horas diárias ou mais e nenhuma segurança, ficando totalmente vulneráveis a sofrerem assaltos, acidentes ou problemas de saúde, sem ter garantia alguma. Eles são na verdade, os escravos modernos.

"Você Não Estava Aqui" é um filme que denuncia o atual sistema de trabalho.



(Sorry We Missed You - 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário