quarta-feira, 27 de abril de 2011

Laços de Ternura (1983)


O romance de Larry McMurtry - também autor de "A Última Sessão de Cinema", "Pra lá do Fim do Mundo" e "Horseman", "Pass By" (no qual foi baseado o clássico filme de Martin Ritt, "O Indomado", de 1963) - sobre uma relação emotiva difícil e desgastada entre mãe e filha foi traduzido em um bem-sucedido e premiado filme pelo roteirista e diretor James L. Brooks. Até hoje continua sendo um exemplo de como fazer um dramalhão hollywoodiano de sucesso comercial.

Debra Winger, no ápice da sua carreira nos anos 80, faz o papel de Emma, protagonista e filha teimosa da possessiva e por vezes sufocante Aurora (Shirley MacLaine). "Laços de Ternura" acompanha a relação delas durante vários anos, desde a tentativa de Emma de se libertar de sua mãe casando com o folgado (e infiel) Flap Horton (Jeff Daniels) até uma espécie de acordo de paz entre mãe e filha quando Emma está morrendo de câncer. Embora o filme seja claramente feito para extrair lágrimas, Brooks consegue manter sob controle o sentimentalismo e, ao fazê-lo, permite que seu elenco encene uma das mais comoventes cenas de leito de morte na história recente do cinema.

Um lado mais leve - um alívio para as lágrimas e para as palavras pesadas de mãe e filha - surge nas cenas com Shirley MacLaine e Jack Nicholson como o astronauta Garrett Breedlove, em atuações premiadas com o Oscar. É durante os momentos entre esses dois atores experientes que o filme realmente ferve, sobretudo quando Garrett, exibindo sua atitude não-estou-nem-aí, dirige com Aurora pela praia bem na beira das ondas.

Ao lado das atuações sutis de Winger, Daniels, John Lithgow (como o homem com quem Emma tem um caso depois da infidelidade de Flap) e Danny DeVito (como outro pretendente de Aurora), os desempenhos de Nicholson e MacLaine em "Laços de Ternura" roubam a cena e ameaçam tomar o filme inteiro. No entanto, o ex-diretor de televisão Brooks (que faria outro filme com Nicholson - "Melhor é Impossível", vencedor do Oscar em 1997) dá um ritmo tão ágil ao filme, misturando astutamente humos e tragédia, que suas estrelas apenas reforçam esse olhar melancólico sobre as relações familiares modernas.

Vencedor de 5 Oscar, incluindo Melhor Filme, Atriz (Shirley MacLaine), Ator Coadjuvante (Jack Nicholson), Diretor (James L. Brooks) e Roteiro Adaptado. Indicado nas categorias: Atriz (Debra Winger), Ator Coadjuvante (John Lithgow), Direção de Arte, Edição, Música e Som.

(Terms of Endearment - 1983)

Nenhum comentário:

Postar um comentário