domingo, 18 de fevereiro de 2018

Uma Mulher Fantástica (2017)


O drama chileno "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio, sustenta uma história capaz de situar com emoção e propriedade a trajetória de uma transexual. Daniela Vega interpreta com força e credibilidade a protagonista, Marina, uma garçonete que sonha tornar-se cantora e mantém uma relação estável com um homem mais velho, Orlando (Francisco Reyes). O passado deste envolvimento vem à tona quando Orlando tem um mal súbito e se descobre o grande escândalo causado pela entrada de Marina em sua vida familiar.

O roteiro centra-se nos dilemas de Marina para enfrentar um conjunto de pressões, vindas da família de Orlando e até da polícia, colocando a nu um formidável arsenal de preconceitos dirigidos contra ela, especialmente por sua condição transexual.

Marina é uma personagem de grande densidade humana, uma personagem feminina de carne e osso, nem heroína nem marginal, de posse de todos os seus desejos e contradições. Impossível não simpatizar com ela em sua luta de seguir em frente no meio de uma grande dor, que a despoja de sua maior proteção, mas não de seu ímpeto de afirmar sua normalidade. A questão transexual é inserida no contexto e tratada como o que é, uma questão humana.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Chile).

(Una Mujer Fantástica - 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário