domingo, 23 de janeiro de 2022

A Tragédia de Macbeth (2021)

Kenneth Branagh é famoso por suas adaptações cinematográficas das obras de William Shakespeare mas, neste ano, enquanto Branagh decidiu contar sua infância em Belfast, quem fez um adaptação shakespeariana de sucesso foi Joel Coen com seu A Tragédia de Macbeth. Confesso que não conhecia a história desta peça de Shakespeare e no início do filme senti-me um tanto perdido mas, assim que situei-me nesta história, o deleite foi certo, pois este é um grande filme! 

Macbeth (Denzel Washington) pertence à corte do Rei da Escócia e certo dia ao voltar de uma guerra, três bruxas (Kathryn Hunter, numa interpretação incrível!) profetizam à Macbeth que ele tornar-se-á rei. Lady Macbeth (Frances McDormand), sua esposa, é então informada desta profecia e os dois mancomunados tratam de torná-la realidade, nem que para isso seja preciso que eles próprios assassinem o rei. 

A direção de arte deste filme com seus cenários expressionistas e a sua fotografia em preto-e-branco que remete ao filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman dão um toque de fundo especial à trama. E as interpretações de Denzel Washington e Frances McDormand, principalmente na fase louca do casal, estão impecáveis.

   

Nomeado ao Oscar de Melhor Ator (Denzel Washington), Direção de Arte e Fotografia.

(The Tragedy of Macbeth - 2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário