A cidade de Belfast é a capital da Irlanda do Norte e desde 1969 tornou-se a sede de graves conflitos entre católicos e protestantes. Já o filme "Belfast" tem como pano de fundo esses conflitos e como eles transformaram a vida de uma família protestante. Estes fatos são aqui narrados com um teor cômico e impreciso, afinal são observados pelo inocente olhar do pequeno Buddy (Jude Hill), que apesar de todo tormento que tem enfrentado, não quer abandonar a cidade em que vive.
Podemos dizer que o diretor e roteirista de "Belfast", Kenneth Branagh, seja o pequeno Buddy. Afinal ele nasceu em Belfast em 1960, e talvez esta seja sua obra mais intimista, assim como "Roma" foi o filme mais intimista do diretor mexicano Alfonso Cuarón. "Belfast" foi todo produzido com fotografia em preto-e-branco, mas quando o pequeno Buddy entra em uma sala de cinema, a imagem do que ele assiste na tela é sempre viva e cheia de cor. Talvez estas idas ao cinema tenha sido a inspiração de Branagh para tornar-se um cineasta.
Nomeado a 7 Oscar: Melhor Filme, Direção (Kenneth Branagh), Ator Coadjuvante (Ciarán Hinds), Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Roteiro Original, Melhor Som e Canção Original.
(Belfast - 2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário