segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Behind the Candelabra (2013)


Steven Soderbergh já foi premiado com o Oscar de direção por "Traffic", além disso, chegou a ser indicado nesta mesma categoria por "Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento", como também pelo roteiro de "Sexo, Mentiras e Videotape". Certamente Soderbergh seria indicado ao Oscar novamente pela direção de "Behind the Candelabra" caso este filme não fosse feito para a TV. Na verdade, não apenas Soderbergh, como Michael Douglas e Matt Damon seriam nomeados, pois estão excelentes em suas atuações, respectivamente, Liberace e Scott Thorson.

"Behind the Candelabra" foi baseado na biografia de Scott Thorson, onde retrata os anos em que viveu ao lado do pianista Liberace. Scott é apresentado inicialmente como um garoto simples que sonhava em ser veterinário, até se transformar no homem que se submeteu à plásticas para que seu rosto ficasse parecido com o de Liberace, tudo por influência do mesmo. Depois disto se vicia em medicamentos para emagrecer e cocaína, e tem sua vida abalada com o término do relacionamento.

Este filme retrata um Liberace excêntrico e pouco humanista e um Scott basicamente explorado sexualmente por seu "benfeitor", exploração esta disfarçada de paternalismo, pois afinal Liberace gostava mesmo era de conviver ao lado de jovens garotões que lhe satisfizessem sexualmente. Esta exploração de certa forma é de embrulhar o estômago, isto porque há muita manipulação disfarçada de carinho e atenção, digo disfarçada porque nada é verdadeiro. Quando Scott já não tem mais o vigor da juventude e está dependente de drogas é substituído por outro e jogado no lixo como um objeto sem serventia.

Quando se tem infinitos recursos financeiros, muitos acreditam poder comprar de tudo, inclusive pessoas, as quais são enganadas sem ter consciência disso. Pessoas "coisificadas" e tratadas como objetos que são "valorizados" (não no sentido moral da palavra) passam a não ter valor algum. Esta foi a vida de Scott Thorson ao lado de Liberace.

(Behind the Candelabra - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário