quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
A Teta Assustada (2009)
“La Teta Asustada” é um reflexo direto do terrorismo que assolou o Peru nos anos 80, quando dois grupos terroristas - Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA) - semearam medo e insegurança em todas as regiões do país por meio de ações extremamente violentas.
Desse período, Fausta, a protagonista de “A Teta Assustada”, herdou uma doença que no seu povoado se chama “a teta assustada” - daí vem o nome incomum do filme. O mito relaciona-se ao fato de que as mulheres estupradas durante a violência política no Peru traumatizavam seus filhos ao alimentar-lhes com o leite materno. Fausta também é traumatizada: tem medo sobretudo do estupro, ato violento sofrido por sua mãe quando estava grávida.
A primeira cena de A Teta Assustada é de uma delicadeza extremamente triste, ao mesmo tempo brutal: a mãe de Fausta canta uma música descrevendo como ela observou o marido sendo morto enquanto era estuprada pelos terroristas enquanto carregava a filha no ventre. Por meio das músicas, os personagens falam sobre sentimentos e principalmente seus medos, comunicando-se de uma forma que não existe no dia-a-dia.
Fausta vive com a mãe em Lima, mas não abandona os costumes de seu povoado, bem como toda a sua família. Mas ela precisa trabalhar, encarar outras pessoas que não seus familiares; ela é subitamente obrigada a encarar o mundo “de fora”. A Teta Assustada é sobre essa nação traumatizada que é o Peru hoje, ao mesmo tempo em que evidencia os contrastes culturais que saltam aos olhos num momento em que a população dos povoados escolheram mudar-se para Lima numa tentativa de escapar da ação dos terroristas.
O filme acompanha os próprios pânicos da protagonista, traçando um painel delicado e real também da situação de uma mulher numa sociedade machista, crescendo sob o medo do abuso sexual. Claudia usa a câmera parada o tempo inteiro, enquanto a ação se desenvolve no enquadramento, mais ou menos como Fausta se comporta frente ao mundo, que acontece no seu horizonte enquanto ela observa de longe, passiva.
Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro.
(La Teta Asustada - 2009)
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