quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Terra Fria (2005)


"Terra Fria" é a primeira produção norte-americana da diretora neozelandesa Niki Caro, que ficou mundialmente conhecida após dirigir o drama A Encantadora de Baleias (2002). Em ambos, Niki aborda a situação de uma mulher em um ambiente estritamente masculino, algo que a diretora mostra compreender como poucos. A produção é adaptação do livro escrito por Clara Bingham no qual ela descreve o primeiro caso de assédio sexual na Justiça norte-americana.

O centro da ação é Josey (Charlize Theron). Mãe de dois filhos, ela acaba de se separar do marido violento. De volta à casa dos pais, ela deve trabalhar para sustentar sozinha os filhos. O trabalho como cabeleireira não lhe paga muito. Por meio de sua amiga Glory (Frances McDormand), ela fica sabendo que a empresa mineradora da cidade está contratando mulheres para trabalhar lá após uma decisão da Suprema Corte – que obriga a empresa a contratar funcionárias. O trabalho é pesado, mas o salário compensa. É o que Josey precisava para conseguir a independência na criação dos filhos. Mas, além do trabalho duro, a protagonista e suas colegas de trabalho devem aprender a lidar com o ambiente extremamente machista onde se encontram.

Alvo de piadas pesadas de seus colegas - que não admitem o fato de mulheres ocupando cargos que deveriam ser de outros homens -, cada dia é um pesadelo. Mas Josey não acha justo ter de suportar tudo isso. Bela demais para poder trabalhar em paz no meio de dezenas de caipiras, ela também não está a fim de deixar o emprego (e, principalmente, seu pagamento mensal) e tenta fazer com que o pesadelo pare. Sem conseguir sucesso ao falar com seus superiores na empresa, ela resolve mover uma ação judicial contra os que a assediam sexualmente e moralmente, tendo a ajuda do advogado Bill White (Woody Harrelson). Claro que essa ação a torna um marco nos direitos femininos.

O roteiro de "Terra Fria" não é nada genial. Muito menos inovador. Afinal, histórias feministas desse naipe já foram mostradas algumas vezes no cinema. Mas o que merece destaque em “Terra Fria” é a direção de Niki Caro e a performance de Charlize Theron. Talvez por contribuírem com seus olhares femininos sobre essa história de luta contra o machismo.

Indicado aos Oscar de Melhor Atriz (Charlize Theron) e Atriz Coadjuvante (Frances McDormand)

(North Country - 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário