terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Il Divo: La Spettacolare Vita di Giulio Andreotti (2009)



Quando se trata de poder na Itália, a primeira imagem que vêm à cabeça é dos mafiosos. Normal. Afinal, eles foram os que mais renderam filmes, mas a situação está prestes a mudar. Paolo Sorrentino volta suas câmeras não para o poder dos mafiosos, mas de um político italiano em "Il Divo" , moderna cinebiografia sobre Giulio Andreotti (interpretado pelo excelente Toni Servillo, que também está em Gomorra).

Com carreira política iniciada em meados dos anos 60, foi primeiro-ministro nos períodos de 1972 a 1973, 1976 a 1979 e 1989 a 1992. Em 1993, a Justiça acusou Andreotti de delitos com ligação à Máfia e a esquemas de financiamento ilegal de partidos políticos. O seu julgamento teve inicio em 1995, mas Andreotti acabou por ser absolvido em 1999. É um dos senadores vitalícios da República de Itália. Com muitas licenças cinematográficas, “Il Divo” reproduz a carreira política de Andreotti, ao mesmo tempo em que tece todas as relações de influências que o político construiu ao longo de sua vida.

O filme tem algumas cenas memoráveis, além de enquadramentos criativos e o inteligente uso da trilha sonora. Desta forma, resulta numa cinebiografia moderna. No entanto, o roteiro não resolve muito bem tantos personagens que passam pela vida do protagonista. Alguns ficam soltos na trama, fazendo com que o espectador se perca da metade para o final. Ou seja, a narrativa não consegue se sustentar. Parece um velocista que vai muito bem até a metade de uma maratona, mas é passado para trás por seus competidores na medida em que chega na linha de largada. Mesmo assim, “Il Divo” ainda vale a pena ser visto, nem que seja somente pela excelente atuação de Servillo como o protagonista

Indicado ao Oscar de Maquiagem.

(Il Divo: La Spettacolare Vita di Giulio Andreotti - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário