domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Segredo de Kells (2009)


O filme não é necessariamente para crianças. É uma mistura de história e mitologia, que tem uma linha narrativa muito fraca e realmente difícil de acompanhar.

Num convento medieval, o Abade Cellach (voz de Brendan Gleeson), mandou construir um enorme paredão para proteger o local dos possíveis ataques dos vikings. Brendan (com voz de Evan McGuire, por vezes difícil de entender) é um garoto que está crescendo ali (ele é ruivo, de olhos claros e também usa roupa de frade), curioso pela floresta perto do lugar. Quem chega à abadia é Irmão Aiden (Mick Lally), que está trabalhando na obra O Livro de Iona, com uma série de iluminuras (ilustrações).

Achando que o menino poderia ser seu auxiliar, pede que vá ao bosque em busca de frutas nativas que poderão servir de tinta. E na floresta, o garoto fará amizade com uma fadinha solitária, chamada Aisling. Perto de um ataque do inimigo (um momento forte visualmente, todo em preto e vermelho de sangue, com telas múltiplas), fala-se da importância de preservar esse livro, do qual nunca ficamos sabendo direito o conteúdo, mas que tudo indica que seja a Bíblia (como em The Book of Eli), e a animação ganha contornos religiosos.

Embora o visual seja interessante e criativo, sem lembrar outros filmes, o longa chama atenção para a importância da preservação do desenho a mão, artesanal, mas está longe de ser um filme comercial, de sucesso certo.

Indicado ao Oscar de Animação

(The Secret of Kells - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário