sábado, 1 de junho de 2013

Apenas uma Noite (2010)


Moradores em Nova York, a escritora Joanna (Keira Knightley) e o executivo Michael Reed (Sam Worthington) são casados há tempos. Parecem seguros em sua relação, até que Joanna conhece Laura (Eva Mendes), uma sensual colega de trabalho do marido, e imagina que há alguma coisa acontecendo entre os dois. Como Michael e Laura farão uma viagem de trabalho no dia seguinte, a noite de sua véspera é de conflito.

De manhã, a própria Joanna acha que está exagerando e firma uma trégua com Michael. Depois que ele parte, ela vai tomar café na rua e esbarra com um antigo e complicado amor do passado recente, o francês Alex (Guillaume Canet). O jantar marcado para essa noite, que leva Joanna a arrumar-se como nunca, desperta outras expectativas. Alex, por sua vez, não atravessou de volta o Atlântico à toa. Está disposto a confrontar Joanna sobre o que deu errado para eles.

O filme evolui sobre essas duas tentações em paralelo: a de Michael por Laura e a de Joanna por Alex, procurando criar expectativa sobre se vai ou não haver traição em qualquer dos casos. Alguns problemas atrapalham essa dinâmica. Em primeiro lugar, a diretora parece preocupada demais em manter esse paralelismo, embora o clima das duas aventuras seja distinto. Funciona melhor o núcleo Keira Knightley/Guillaume Canet, cujos personagens são mais humanos, mais genuinamente balançados por emoções divididas – especialmente ela.

Independentemente da parceira com quem contracene, Sam Worthington não rende bem – ele não tem química nem com Keira, nem com Eva Mendes, parecendo pouco à vontade fora dos papeis de herói bombadão dos filmes de ação que o caracterizam. Mesmo no papel mais ingrato dos quatro protagonistas, Eva Mendes tem pelo menos uma boa cena, em que consegue defender a dignidade de sua personagem e fugir do estereótipo de latina sensual que a toda hora tentam colar-lhe.

No mais, "Apenas Uma Noite" voa bem baixo sobre seu tema, na verdade, um tanto batido. Apoia-se numa boa fotografia, mostrando a Nova York dos cartões postais e credencia-se ao posto de filme de shopping descartável da semana. Isto acontece porque a diretora/roteirista desperdiça a energia das duas tramas em hesitações demais e ousadias de menos.

(Last Night - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário