quarta-feira, 12 de abril de 2017

13 Reasons Why - Primeira Temporada (2017)


Oi! Aqui é o Alexandre. E se você está lendo este post é porque eu sobrevivi.

Sobrevivi porque soube enfrentar as decepções que me ocorreram e que ainda ocorrem. Tenho consciência de que elas sempre estarão lá, ou por aqui, prontas para cruzar o meu caminho e transformar minha vida num inferno. E eu bem sei que este inferno é passageiro, afinal, assim como a felicidade, tudo se esvai. Como nos diz Bauman, neste mundo pós-moderno, tudo se torna descartável, supérfluo, não encontramos relações sólidas em um mundo fluído, a nossa realidade é líquida apesar de sempre buscarmos coisas sólidas e duradouras.

E Hannah, a personagem central desta série, baseada em um livro homônimo, sofre, se angustia, é menosprezada, maltratada, assim como eu ou você fomos um dia. Cada relação que ela teve com um dos ¨13 porquês¨ a decepcionou de alguma forma. O que ela imaginou ser sólido, fluiu e se foi, não se importando que mal a causou. Pena que Hannah não soube como sobreviver a todos estes transtornos, que no decorrer da série se somatizaram e a levou a pior de suas decisões: o suicídio.

Em decorrência desta temática tão pesada, ¨13 Reasons Why¨ se tornou uma série controversa. Há quem diga que ela faz apologia ao suicídio, outros o contrário, que a série tem feito com que pessoas depressivas procurem ajuda. Este é um debate que deve durar, por isso procuro olhar o lado positivo disto tudo, afinal podemos interpretar esta narrativa como um alerta. Um alerta aos pais por exemplo.

Ao analisarmos o comportamento dos pais de Hannah, percebemos que eles não entenderam a atitude da filha e a todo momento buscam respostas, simplesmente eles não enxergaram o que se passava com Hannah, assim como muitos pais não enxergam o que se passa com seus filhos dentro de suas próprias casas. Afinal, somente enxergamos o que conhecemos! Se não conhecemos os sintomas de alguém prestes a se matar, não vamos interpretar estes sinais até que o mal maior ocorra.

E outra coisa, sempre houve filmes polêmicos e controversos. Posso citar vários, por exemplo, Trainspotting, Garotos de Programa, Kids, Irreversível, Ken Park, Elephant. Todos eles tratam de questões que envolvem o uso abusivo de drogas e álcool, a prostituição, o sexo inconsequente, o estupro, a auto-mutilação. Já vi todos, e nem por isto trouxe para a minha vida o que ví nestes filmes. Muito pelo contrário, eles me serviram de alerta, passei a enxergar o que poderia ser desconhecido.

Chego a conclusão de que a vida é sofrimento e por esta razão buscamos sempre o escapismo. Seja no uso de álcool, drogas, sexo, religião... tudo isto faz com que possamos encobrir nossa realidade, nossas dores e sofrimento e o suicídio de Hannah foi o escapismo à vida.

(13 Reasons Why - First Season - 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário