quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Maysa - Quando Fala o Coração (2009)



Essa minisérie foi exibida pela Rede Globo no início deste ano e eu não pude assistí-la quando fora exibida, então resolvi assistí-la agora, já que a minisérie teve um grande sucesso, além de ter sido escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardin. É uma pena eu não poder acompanhar a nova novela do Maneco, pois eu sou um fã do seu trabalho, gosto muito do cotidiano mostrado em suas obras e das intrigas comuns que o autor consegue transformar em algo inigualável.

"Maysa - Quando Fala o Coração" é a história real de uma cantora brasileira, porém, para mim, o que mais há de real nessa produção é a direção ter sido feita pelo próprio filho da Maysa. Para mim, Jayme Monjardin fez o seu papel de Bentinho, o Bentinho de Dom Casmurro, aquele Bentinho que resolve escrever sobre o seu passado para reparar os seus erros. Não sei se é verdade isso que aqui escrevo, é apenas uma análise minha.

Quando assistí ao último episódio em que Jayme se casa e antes de embarcar em sua viagem de lua-de-mel encontra sua mãe no aeroporto e lá a abraça e diz que a perdoa pela sua vida de ausência como mãe, me questionei se aquilo aconteceu de verdade, ou se Jayme não perdoou sua mãe e logo em seguida ela vem a morrer em um acidente de carro. Foi a impressão que eu tive. Além disso, durante toda a história é frisado o amor que Maysa sentia por seu primeiro marido, aí está outro questionamento meu, será que Maysa realmente amou tanto assim André Matarazzo, será que ele foi seu único e verdadeiro amor?

Da mesma maneira que é mostrado em "Desejo e Reparação", onde a garota escreve todo o passado da irmã, para reparar um erro que cometeu, penso que Jayme tentou fazer o mesmo, para reescrever a história de sua família. Talvez eu tenha imaginado demais, mas para mim, essa obra de Jayme Monjardin não passa do desejo em reparar o erro de não ter perdoado sua mãe antes que ela morresse.

(Maysa - Quando Fala o Coração - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário