sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Blue Jasmine (2013)


Todos os anos nesta época, procuro assistir aos filmes que serão indicados ao Oscar. Como a lista de indicados deste ano ainda não foi anunciada (conheceremos os indicados apenas no dia 16 de janeiro), comecei assistindo aos filmes que concorrem a algum prêmio do Globo de Ouro. Cate Blanchett foi indicada como Melhor Atriz e talvez seja nomeada nesta mesma categoria ao Oscar.

Concordo plenamente que a atriz está incrível como a socialite novaiorquina Jasmine, que falida, procura abrigo na casa de sua irmã adotiva Ginger (Sally Hawkins, nomeada ao Globo de Ouro como coadjuvante), que vive em São Francisco. A história é contata através de flashes que intercalam a atual situação de Jasmine em São Francisco com sua vida confortável em Nova York.

Infelizmente não achei nada original nesta história, pois em todo momento me recordei de "Um Bonde Chamado Desejo" ou "Uma Rua Chamada Pecado" (não importa a tradução que se deseja para o título em português da obra de Tennessee Williams). Onde Jasmine é Blanche, Ginger é Stella e Chili (Bobby Cannavale) é Stanley. Até mesmo a insanidade de Blanche é transferida para a personagem de Cate Blanchett.

Um bom filme com um roteiro nada original.

Vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Cate Blanchett). Indicado nas categorias Atriz Coadjuvante (Sally Hawkins) e Roteiro Original (não acredito que Woody Allen foi indicado por plagiar "Um Bonde Chamado Desejo").

(Blue Jasmine - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário