sábado, 25 de janeiro de 2014

Clube de Compras Dallas (2013)


Em algumas mídias que li ou ouvi falar da atuação de Matthew McConaughey em "Clube de Compras Dallas" era citado que o ator estava ótimo em seu papel de homossexual portador de HIV. Na verdade não é bem isso. Matthew McConaughey interpreta Ron Woodroof, um eletricista, heterossexual, texano, cowboy nas horas vagas, que descobre ser portador do vírus HIV. Como a doença era diretamente relacionada ao homossexualismo, Woodroof passa a sofrer duplo preconceito, pois além de ser diagnosticado com Aids, ele passa a ser tratado por seus amigos como homossexual.

Esta história é baseada em fatos reais e é incrível, pois Woodroof é um personagem controverso. Assim que descobre ser portador do vírus HIV ele reluta sua realidade, mas depois se depara com a falta de tratamento para a doença e as poucas pesquisas que o governo norte-americano faz para encontrar a cura. É então que descobre que o AZT esta sendo utilizado em testes contra a doença e tenta de alguma forma utilizar o medicamento. Como o acesso ao AZT era restrito, Woodroof suborna o faxineiro do hospital para roubar o medicamento para ele.

No entanto, como o AZT ainda estava em testes, a superdosagem do remédio faz com que a sua situação piore. É então que ele descobre que um médico residente no México utiliza de uma mistura de vitaminas para tratar pacientes com HIV. Ron Woodroof logo vai para lá e utiliza dos medicamentos receitados por este médico. Como seu tratamento se mostra eficaz, ele contrabandeia várias caixas dessas vitaminas para os EUA e assim cria o "Clube de Compras".

Este "Clube de Compras Dallas" é liderado por Woodroof e Rayon (Jared Leto), um travesti, também portador da doença, que o ajuda nos negócios. Digo que o personagem de McConaughey é controverso por este motivo, ele não queria fazer o bem aos outros, mas sim lucrar com o contrabando de medicamentos e a vulnerabilidade dos doentes de Aids. Mas de certa forma, ele colaborou, e muito nas pesquisas dos tratamentos da doença nos EUA.

Matthew McConaughey, Jared Leto, como também Jennifer Garner, estão ótimos em seus papéis em um filme que vale muito a pena ser visto. Uma história trágica, dura e repleta de veracidade que fará com que quebremos alguns de nossos preconceitos.

Vencedor de 3 Oscar: Ator (Matthew McConaughey), Ator Coadjuvante (Jared Leto) e Maquiagem. Indicado nas categorias de Melhor Filme, Edição e Roteiro Original.

(Dallas Buyers Club - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário