sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Menina que Roubava Livros (2013)


Este é mais um filme com seu roteiro adaptado de um livro o qual eu não li. Não que eu não goste de ler, muito pelo contrário, é que eu não tenho tempo para ler livros literários. Portanto não farei nenhuma comparação entre obra escrita e obra cinematográfica, apenas poderei dizer que este filme me encantou assim como o livro encantou a muitos.

Não sabia que "A Menina que Roubava Livros" era uma história que se passava na Alemanha nazista, assim que comecei a vê-lo logo imaginei que seria um filme para comover tal como "O Menino do Pijama Listrado". Ainda mais que o filme é narrado pela própria morte, sim, a morte personalizada, igual no filme "O Sétimo Selo" de Bergman. Mas não foi a morte que mais me chamou a atenção nesta obra, nem mesmo a menina que roubava livros. O personagem que mais me encantou foi o jovem Rudy Steiner (Nico Liersch), o pequenino que logo se apaixona pela nossa protagonista Liesel (Sophie Nélisse). Ele é um garoto de bom coração, com um caráter indescritível e uma personalidade forte. É apaixonado pela jovem Liesel e a segue por todos os lados, gosta de correr e queria ser negro assim como o homem mais veloz do mundo e até mesmo se pinta de preto para disfarçar seus traços arianos, o que choca muitos nazistas.

Belo filme e indicado principalmente para aqueles que gostam de se comover no cinema.

Nomeado ao Oscar de Trilha Sonora.

(The Book Thief - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário