sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Menino do Pijama Listrado (2008)



Quando eu tinha 8 anos de idade, estudei com um garoto chamado Tiago, ficamos amigos, ele frequentava sempre a minha casa, mas eu nunca fui na casa dele. Me lembro que a mãe dele vivia no Japão naquela época e ele morava aqui na minha cidade com o pai e o irmão. O pai dele tinha uma locadora de vídeos e certa vez ele me levou na escola o filme "Cocoon" para que eu assistisse. Eu coloquei o filme na mochila, e lá o filme ficou por uma semana, até que ele o pediu de volta e eu devolvi sem assisti-lo. No ano seguinte o Tiago se mudou daqui com seu pai e seu irmão, depois disso nunca mais o ví. Certa vez fui numa locadora aqui e ví "Cocoon" na prateleira, na hora me lembrei o que aconteceu, aluguei e assisti ao filme, para saber o que eu deixara de assistir na minha infância. Como essa amizade com o Tiago nunca saiu das minhas lembranças, decidi procurar ele no orkut e encontrei um profile com o nome e sobrenome dele, sem fotos, somente um símbolo do palmeiras (ele era palmeirense e disso eu também me lembrava), adicionei e perguntei se ele já havia vivido aqui na minha cidade, logo ele me respondeu, dizendo que tinha vivido sim e que na hora que ele viu minha foto se lembrou de mim! Fiquei contente, ele estava morando no sul de Minas Gerais, cursando enfermagem e logo mais pensava em fazer medicina. Mantemos contato pelo orkut durante algum tempo e sempre passou pela minha mente um dia reencontrá-lo, afinal amizades nascidas na infância marcam muito a gente. Eu deletei meu orkut, fiquei alguns meses longe do site de relacionamentos, perdi o contato com muitas pessoas, inclusive com o Tiago. Depois que refiz meu orkut, fui adicionando aos poucos algumas pessoas e esqueci de procurar por ele. Nas minhas férias de fim de ano, as lembranças do Tiago novamente surgiram na minha mente. Decidí procurá-lo, mas não encontrei o seu profile, somente encontrei uma comunidade dedicada a ele. Comecei a perguntar para alguns membros da comunidade sobre ele, e assim encontrei sua namorada. Ela me deu uma péssima notícia, me disse que ele havia falecido em Setembro de 2008, afogado em uma piscina, durante uma festa de confraternização de sua turma, último ano de enfermagem. Fiquei muito triste, aquele desejo de reencontrar um amigo de infância acabou...

Hoje quando assisti "O Menino do Pijama Listrado" lembrei que um dia tive 8 anos de idade e o filme me fez sentir tão triste como no dia que soube da morte do Tiago.

Esse filme nos conta mais uma história sobre as atrocidades do Nazismo, sobre o holocausto e é mais uma história contata pela visão de uma criança, assim como em "Adeus, Meninos". Achei o filme belíssimo em sua tristeza. A trilha sonora fantástica, já em relação à adaptação do livro eu não posso fazer comentários pois ainda não o lí. É engraçado ver como uma criança é inocente, ao se perguntar porquê aquela outra criança judia usava pijamas o dia todo (não sabendo que aquele era o uniforme dos campos de concentração) e imaginar as vítimas do holocausto como pessoas que trabalhavam em uma fazenda.

É, a vida tem dessas coisas, momentos felizes muitas vezes se transformam em tristes lembranças.

(The Boy in the Striped Pyjamas - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário