domingo, 21 de junho de 2009

Gigi (1958)



Essa foi a segunda vez que vi esse musical. Aqui a protagonista é uma garota de 15 anos que vive na Paris do início do século XX. Ela é criada em uma família onde predomina a presença feminina, sua avó lhe educa junto com sua tia avó e com pouca participação de sua mãe. Aliás, um ponto interessante do filme é a confirmação da presença da mãe de Gigi na casa somente por se ouvir seus ensaios musicais no quarto ao lado, não há uma atriz que interprete essa personagem.

Sua tia avó a educa para que futuramente Gigi conheça todas as habilidades para seduzir homens ricos que possam garantir seu sustento, uma cena interessante é a qual a tia avó de Gigi a ensina a escolher jóias. Penso que aí há uma crítica à sociedade machista do começo do século passado. Porém, durante sua juventude Gigi e sua avó sempre recebem a visita de um jovem chamado Gaston, que acompanha todo o processo de amadurecimento da protagonista, até que ele se vê apaixonado por ela, pondo fim aos planos de sua tia avó.

"Gigi" foi vencedor dos 9 Oscar aos quais foi indicado: melhor filme, direção de arte, fotografia, figurino, diretor (Vincente Minnelli), edição, música, trilha sonora e roteiro adaptado.

(Gigi - 1958)

Nenhum comentário:

Postar um comentário