sábado, 13 de junho de 2009

Moulin Rouge (1952)



Quando eu ví que o Telecine Cult ia exibir esse filme hoje a tarde eu não resisti. Torci para que a TV estivesse totalmente à minha disposição para que eu pudesse vê-lo, e a torcida valeu a pena! Aqui estou postando sobre o que acabei de assistir.

Nesse "Moulin Rouge" de 1952 não encontramos nem Satine, nem Christian. Porém há nele Harold Zidler e Toulouse-Lautrec e é claro a estrela principal do Moulin Rouge, o can-can!

Na verdade esse filme é uma biografia do pintor Toulouse-Lautrec. Toulouse era filho de um conde, era abastado, porém infeliz. Anão e com problemas em suas pernas, se sentia feio e rejeitado, buscava então, consolo nas noites boêmias do Moulin Rouge se embebedando com cognac e vivendo romances com prostitutas. Pintava suas telas retratando os movimentos que observava dentro dos salões. Teve suas obras expostas no Louvre ainda vivo. Na verdade foi um artista notável. Um ponto alto do filme é a atenção que se dá às telas do pintor, em várias cenas há closes de diversas obras, destacando sua beleza e movimento.

O filme recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo: Melhor Filme, Ator (José Ferrer), Atriz Coadjuvante (Colette Marchand), Diretor (John Huston) e Edição. Venceu nas mesmas categorias que o "Moulin Rouge!" de 2001, recebendo as estatuetas de Melhor Figurino e Direção de Arte.

(Moulin Rouge - 1952)

Nenhum comentário:

Postar um comentário