terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Anjo de Vidro (2004)


Então é Natal... A aproximação de uma data que deveria despertar o melhor nas pessoas não raro dá origem a diversos filmes bem duvidosos. É o caso deste. Sob a capa de história sentimental, revela-se um roteiro mal-estrututurado, preguiçoso, de imaginação pobre, com personagens que fariam mais sentido na ante-sala de um psicanalista. Só piora as coisas a direção dura e sem nenhuma inspiração do ator Chazz Palminteri (que faz uma ponta como um sem-teto violento e maluco).

Rose (Susan Sarandon, talento desperdiçado como nunca) é uma editora de livros ultra-solitária. Divorciada e sem filhos, ela se divide entre o trabalho e o hospital, onde sua mãe vive totalmente ausente da realidade, por conta do mal de Alzheimer. No quarto ao lado, um outro paciente nunca recebe visitas, chamando a atenção de Rose. Um dia, ela acaba vendo um visitante, que vem a ser um ex-padre que perdeu a fé, Charlie (Robin Williams).

O que promete ser o casal feliz do filme, Nina (Penelope Cruz) e Mike (Paul Walker), passa o tempo todo discutindo o ciúme incontrolável do rapaz, que é policial - outro chavão. Falando neles, por que é que Hollywood insiste em assinalar a origem étnica de algumas pessoas, como a latinidade de Penelope Cruz? Não tem a menor importância para a história e ainda parece politicamente incorreto.

O segundo personagem mais bizarro do filme é Jules (Marcus Thomas), rapaz obcecado pelo único Natal feliz de sua vida: quando ele tinha 14 anos e o passou num pronto-socorro. Como alguém pode entrar na vida adulta com uma fixação destas? O pior é o que ele faz para tentar passar o próximo Natal num outro pronto-socorro... O campeão no quesito esquisitice, porém, é Artie (Alan Arkin) - um velho viúvo que cisma que o policial Mike é a reencarnação de sua mulher morta, o que dá ensejo a toda uma seqüência de piadinhas sobre homossexualismo totalmente insípidas. Não, não é mesmo fácil fazer um bom filme sobre o Natal.

(Noel - 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário