domingo, 22 de março de 2015

Gerontophilia (2013)


gerontofilia
[De geront(o)- + -filia.]
Substantivo feminino
1.Psiq. Sentimento ou tendência de quem é gerontófilo; cronoinversão; presbiterofilia.

gerontófilo
[De geront(o)- + -filo2.]
Adjetivo
Substantivo masculino
1.Psiq. Que ou aquele que tem preferência mórbida por pessoas idosas, ou tendência para manter relações sexuais com tais pessoas; presbiterófilo.

Temática estranha para um filme, aliás, um termo ao qual nunca havia passado por minha mente, que apenas conhecia zoofilia e pedofilia, ambas socialmente contestadas e discriminadas em nossa sociedade. Não que inicialmente eu não tenha inocentemente pensado que o sexo entre um jovem e um idoso fosse "legalmente" proibido. Estranho isso, fiquei confuso agora.

Mas este filme mostra de forma sutil a abordagem deste tema, que além de nos apresentar um jovem gerontófilo (Pier-Gabriel Lajoie), também nos mostra seu desejo homossexual por eles, pois ele namora uma moça jovem, mas se sente atraído por homens idosos. (Ainda mais estranho isso).

A única abordagem que se aproxima a esta que eu conhecia, foi a mostrada no filme "Ensina-me a Viver", em que Ruth Gordon é uma idosa que conhece o jovem e estranho Harold (Bud Cort), o qual é obcecado pela morte, tem um rabecão como carro e se aproxima da personagem de Gordon apenas porque esta está à beira da morte.

Acho que qualquer idoso se apaixonaria pela beleza de Pier-Gabriel Lajoie! Chamado enganosamente de 'santo' por sua namorada.

(Gerontophilia - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário