domingo, 17 de junho de 2012

Dia de Treinamento (2001)


Só um grande ator, como Denzel Washington, não perderia de vista a dimensão humana de um personagem tão perverso quanto o policial Alonzo Harris, o protagonista desta história violenta e sombria, que mergulha no universo da corrupção policial - um tema que, como se vê, não preocupa só aos brasileiros.

Alonzo é a mais bem-acabada encarnação do mal, alguém que já perdeu sua alma e está firmemente empenhado em corromper a dos demais. Definido assim, o personagem parece condenado a virar um vilão de história em quadrinhos. Nada mais falso. Denzel Washington utiliza pouco a pouco todo seu arsenal de recursos dramáticos e mostra porque é um dos principais intérpretes americanos.

A ação concentra-se no primeiro dia de trabalho de um jovem policial interiorano, Jake Hoyt (Ethan Hawke), ao lado do parceiro Alonzo (Washington), um experimentado agente de repressão aos entorpecentes de Los Angeles. Nesse único dia em ruas infestadas de gangues e violência de toda espécie, Jake faz a jornada mais radical de descoberta da realidade, especialmente porque não domina a informação principal: qual é a verdadeira natureza de seu parceiro, a quem assiste intimidando traficantes em seus próprios domínios e ficando com o dinheiro deles no próprio bolso.

Por melhor que Washington se mostre no papel principal, o filme sofreria muito se Ethan Hawke não se mostrasse à altura no jogo de dominador-dominado que prepara reversões de expectativa em algum ponto da história.

Denzel Washington ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Dia de Treinamento" e Ethan Hawke foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante.

(Training Day - 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário