sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Boze Cialo (2019)


Dos 34 filmes que receberam alguma indicação ao Oscar 2020 este é o 32 que assisto, faltam apenas dois para completar a lista, mas acho que terei que assistí-los após a premiação.

Boze Cialo, (ou Corpus Christi, segundo a tradução do título em alguns países), é a história real de um rapaz chamado Daniel (Bartosz Bielenia). Enquanto esteve em um reformatório, Daniel teve contato com um padre, ajudando-o nas missas e se interessando pelo celibatário. No entanto, devido a seu passado, dificilmente Daniel seria aceito em algum seminário e assim seria impossível que se tornasse padre.

Foi então que ao sair do reformatório, o destino o levou à paróquia de uma pequena cidade. Ao acaso, ao conversar com uma garota enquanto fazia suas orações na igreja, afirmou ser padre, e então foi apresentado ao pároco local o que por eventualidade o levou a assumir a sacristia desta pequena igreja.

Desta forma, Daniel passou a conviver diariamente com os frequentadores da paróquia, ouvindo suas confissões, rezando missas, fazendo extrema unções. Isto tudo o levou a conhecer suas dores, seus conflitos e Daniel soube como lidar com cada situação que os fiéis lhe apresentavam. Com isso, acabou se envolvendo profundamente com a realidade dos moradores desta pequena cidade.

Nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Polônia).

(Boze Cialo - 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário