terça-feira, 27 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (2011)


Sinceramente, para mim, entre os filmes que vi até agora, "A Invenção de Hugo Cabret" foi o melhor filme que concorreu a algum Oscar neste ano de 2012. Fiquei tão envolvido com esta história que meus olhos encheram-se de lágrimas! Filme incrível e envolvente, principalmente para aqueles que querem conhecer um pouco da história do cinema.

Após a morte de seu pai em um incêndio no museu onde trabalhava, Hugo passa a viver em uma estação de trem, onde tem por função dar cordas nos relógios daquele local. O pai de Hugo era relojoeiro e antes de morrer estava consertando com Hugo um boneco autômato. O pequeno Hugo acredita que caso consiga consertar o boneco, receberá uma mensagem de seu pai e assim não mais se sentirá sozinho. Para suprir as peças que faltam para consertar o autômato, Hugo comete pequenos furtos em uma loja de brinquedos da estação, e é lá que ele conhece o Papa Georges, ninguém menos que Georges Méliès.

É aí que nós, telespectadores, nos deliciamos na história da vida de Méliès. Na história do filme, era ele o antigo dono do autômato, e a mensagem escrita por ele era o desenho da lua de seu curta de 1902 "Viagem à Lua". Eu só assisti a este filme de Méliès e fiquei maravilhado com a visão deste diretor, ele tem uma lista de mais de 500 filmes, todos curta-metragem, que certamente devem valer a pena serem vistos. Mas, ver Hugo Cabret já é se deliciar um pouco com os filmes de Méliès! Só queria saber quais os fatos são reais e quais são ficção em Hugo Cabret, mas deixarei minha imaginação se desenvolver enquanto não descubro a verdade...

Vencedor de 5 Oscar: Direção de Arte, Fotografia, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Direção (Martin Scorsese), Figurino, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado.

(Hugo - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário