segunda-feira, 5 de março de 2012

O Artista (2011)


Há mais ou menos dois anos minha fixação pela cerimônia do Oscar e por todos os filmes indicados ao prêmio foi tanta que não hesitei em assistir a todas as produções antes mesmo da entrega dos prêmios. Atualmente não tenho me focado a isto, mesmo assim já estou garantindo algumas cópias destes filmes para quem sabe em algum momento assistí-los.

No entanto, não pude deixar de prestigiar o grande vencedor de 2012, intitulado “O Artista”.

Filme mudo, totalmente fotografado em preto-e-branco, esta película brinca com a transição da indústria cinematográfica do cinema mudo para o cinema falado. Este tema não é novo no cinema, visto que já havia sido mencionado em “Cantando na Chuva”.

Algumas cenas de “O Artista”, em minha humilde opinião, se tornarão clássicas, como aquela em que Bérénice Bejo contracena com um paletó pendurado em um cabide, inserindo seus braços nele e assim dando vida a esta peça de roupa imóvel.

Inicialmente o filme é bem interessante e chamou muito a minha atenção, todavia, a história se torna enfadonha devido à falência do “Artista” e sua tentativa de recuperação financeira. Mesmo assim vale muito a pena assistir a essa quase uma hora e meia de retorno aos primórdios da indústria cinematográfica.

Vencedor de 5 Oscar: Melhor Filme, Diretor (Michel Hazanavicius), Ator (Jean Dujardin), Figurino e Trilha Sonora. Indicado em mais 5 categorias: Direção de Arte, Fotografia, Edição, Roteiro Original e Atriz Coadjuvante (Bérénice Bejo).

(The Artist - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário