sábado, 17 de março de 2012

Missão Madrinha de Casamento (2011)


Eis que o namorado de Lilian (Maya Rudolph), Dougie (Tim Heidecker), a pede em casamento. Foi tão inesperado que ela, na verdade, achava que ele queria terminar tudo. Na verdade, ele só estava criando coragem para fazer a pergunta que ela tanto queria ouvir, e responder sim. Claro que a melhor amiga da noiva, Annie (Kristen Wiig), vai ser a principal madrinha de casamento, uma espécie de dama de honra.

O casamento de Lilian toma proporções que talvez nem a noiva quisesse, tudo por conta da megalomaníaca Helen (Rose Byrne), mulher do patrão de Dougie, que toma as rédeas da produção da cerimônia e rouba o posto de Annie como melhor amiga da noiva.

O que há de mais subversivo nessa comédia, é que, ao contrário da maioria dos filmes sobre casamento, as personagens femininas não estão em segundo plano, não são o detalhe, o degrau para que os noivos e seus amigos sejam os protagonistas, os caras engraçados. Aqui, os homens são mero acessório – quase uma desculpa. O filme é delas.

Kristen e Maya mostram que são capazes de transitar até por um humor beirando o escatológico, como algumas cenas de vômito e desinteria, depois de um almoço num restaurante brasileiro. É bom esclarecer antes que alguém reclame: o garçom do estabelecimento fala espanhol, mas isso não é desinformação do filme, na verdade é um detalhe que comprova o quanto é ruim este estabelecimento.

Além de Annie e Helen, o time das madrinhas é formado por Rita (Wendi McLendon-Covey), que já perdeu a paixão pelo marido e vive infernizada pelos filhos; Becca (Ellie Kemper), recém-casada e meio infantilizada, tanto que sua lua-de-mel foi na Disney; e Megan (Melissa McCarthy), irmã de Dougie. Cada uma delas é engraçada e bastante humana à sua maneira. O filme dá-se ao trabalho de delinear um perfil de cada uma delas, sem cair em estereótipos rasos ou justificativas para comportamentos. Elas são assim porque a vida as tornou assim. Juntas, elas riem, choram, brigam e acertam as diferenças.

Embora um casamento seja esperado como o clímax do filme, “Missão Madrinha de Casamento” vai corajosamente contra o padrão vigente de Hollywood no qual a mulher só pode ser feliz depois de se casar de véu e grinalda. O fato de Annie ser solteira não é causa dos seus problemas, nem tampouco o seu maior problema. A solteirice da protagonista é apenas um estado transitório – assim como ser madrinha de casamento.

Indicado ao Oscar de Atriz Coadjuvante (Melissa McCarthy) e Roteiro Original.

(Bridesmaids - 2011)

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