sábado, 28 de março de 2009

O Germinal (1993)



Alguém aqui já foi obrigado a assistir um filme?

Eu fui. E esse filme se chama "O Germinal". Fui obrigado porque minha professora de Teoria Política Contemporânea, em sua primeira aula do ano, quis ilustrar da "melhor maneira possível" a luta de classes, antes que começássemos a estudar Marx. Então passamos 2 horas e meia assistindo a esse filme ao invés de termos uma aula proveitosa.

"O Germinal" não é um filme muito bom no sentido cinematográfico da coisa. É baseado na obra de Émile Zolá, escritor Realista/Naturalista francês. Tem até um filme, aliás ganhador do Oscar, que conta a vida desse escritor, se chama "A Vida de Émile Zolá" que eu ainda não assisti...

"Germinal" conta a história de um jovem francês que vai trabalhar em uma mina de carvão e lá conhece uma família em que todos os membros são trabalhadores desse mesmo lugar, inclusive as crianças. Ele traz consigo ideias revolucionárias, como uma greve geral, com a qual os proletários possam reivindicar seus direitos trabalhistas no final do século XIX.

Em contraste, temos a alta burguesia francesa com todas as suas futilidades, traições e passatempos, defendidos pela guarda francesa. Temos também a pequena burguesia representada por um comerciante que sofre injúrias do proletariado por não lhes oferecer crédito para comprar mantimentos em seu pequeno estabelecimento. Como a obra é de um escritor Realista, não temos finais felizes, e sim chocantes.

(Germinal - 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário