domingo, 8 de março de 2009

Planeta dos Macacos (1968)



Comecei assistindo esse filme com diversas críticas negativas em mente. Afinal já assisti o "Planeta dos Macacos" de 2001 dirigido por Tim Burton (acho que tenho falado muito dele aqui, tenho que parar...) e a refilmagem supera o original no quesito efeitos especiais, maquiagem, enfim, nos quesitos técnicos. Porém, tenho que concordar com todas as críticas que já lí sobre esse filme de 1968, ele realmente mexe com a cabeça da gente.

É interessante ver a posição dos personagens (Homens x Macacos) que é mostrada no filme, os valores humanos que são questionados, a destruição que o homem causa, não só aos outros seres, mas ao próprio homem.

A cena final do filme, famosa e tão comentada, ainda surpreende. Mesmo já sabendo o final do filme, me surpreendi ao ver parte da Estátua da Liberdade abandonada na beira de uma praia e anunciando que o astronauta estava em seu planeta desde o momento que aterrisou. Fantástico.

Vencedor do Oscar Honorário por sua maquiagem, indicado aos Oscar de figurino e trilha sonora.

(Planet of the Apes - 1968)

Nenhum comentário:

Postar um comentário