domingo, 22 de julho de 2012

Confiar (2010)


Atualmente a maioria da população brasileira tem acesso à Internet, mas o que isso realmente significa? Será que utilizamos essa ferramenta para o nosso benefício? Diariamente surgem pesquisas sobre seus benefícios ou malefícios, facilidades e comodidades geradas por esta tecnologia em nossa modernidade e principalmente ouvimos, e muito, falar sobre os perigos que se escondem por trás da rede.

Certa vez um artigo da revista Le Monde Diplomatique, que se intitulava “Os Jovens se Despem na Internet” abordava a questão da sexualidade exacerbada que se encontra nas redes sociais e da banalização desta questão aqui no Brasil. O texto se mostrava interessante por justificar a atitude desses jovens através da análise crítica do capitalismo, criticando como as pessoas sentem prazer em exibirem on line aquilo que elas possuem de mais valor.

Como a maioria dos jovens não possuem dinheiro para comprar objetos de valor, eles exibem on line aquilo que possuem de mais valioso: seus corpos jovens e sexualmente atraentes. Isto os transforma em objetos, de certa forma valorativos e que atraindo a atenção de alguns e inserindo-os neste cruel sistema capitalista.

“Confiar” aborda exatamente o lado negativo da Internet e como seu mau uso pode colaborar para a ação de estupradores e pedófilos. Além disso, o filme é capaz de nos mostrar como a relação de uma família pode consequentemente desestabilizar-se devido a isto.

(Trust - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário