segunda-feira, 11 de maio de 2020

About Endlessness (2019)


Ao ver o trailer desde filme logo percebi por sua estética que já tinha visto algum outro trabalho deste mesmo diretor. Fiz uma pesquisa rápida e confirmei que já havia sido apresentado ao trabalho (por alguns considerado bizarro) do diretor sueco Roy Andersson quando vi "Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência", de 2014. Uma pena que apenas registrei no blog ter assistido a este filme, mas não escrevi nada sobre ele.

Roy Anderson consegue ser único em seu trabalho, trabalho este que não é aceito a primeira vista, mas que após uma certa reflexão se torna algo realmente admirável. Seus filmes são formados por inúmeros atos que contam histórias breves, sejam estas fantásticas, bizarras ou simplesmente cotidianas. Todos estes atos são filmados com uma câmera estática, o que cria a impressão de estarmos admirando um quadro em um museu, e devemos nos lembrar de que todo quadro nos diz algo ou nos faz sentir alguma coisa. Além disso, a imagem pálida dos personagens e os ambientes frios retratados sempre nos remete a algo triste, algo a ser sensibilizado.

Encontrei um vídeo no YouTube que faz um paralelo dos filmes de Roy Anderson com algumas obras de arte e esta pequena produção é essencial para compreendermos melhor o trabalho do diretor, o qual eu acho belo.





(Om det oändliga - 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário