segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dama por Um Dia (1961)


Agradam-me muito os filmes de Frank Capra. Já assisti "Aconteceu Naquela Noite", "Do Mundo Nada se Leva", "A Felicidade Não se Compra" e agora este "Dama por um Dia". Gosto também de Bette Davis, sinto um fascínio por ela! Então pensei que a junção de Capra e Davis em "Dama por um Dia" daria um filme inesquecível, mas não deu certo.

Davis interpreta uma vendedora de maças, pobre e maltrapilha, que sustenta sua filha na Espanha, sem que esta conheça a verdadeira condição de sua mãe nos EUA. Certa vez, a garota decide ir da Espanha aos EUA para visitá-la e apresentar seu noivo, o filho de um rico conde espanhol.

Para manter a ilusão de que ela é uma senhora da alta sociedade nova-iorquina, a personagem de Davis recebe a ajuda de um contrabandista que acredita que as maças de Davis lhe dão sorte. É assim que a maltrapilha Davis se transforma na distinta dama por um dia.

Pena que o filme se foca mais nas contravenções do contrabandista do que na transformação de Davis, o que não dá o charme necessário ao filme.

3 indicações ao Oscar: Ator Coadjuvante (Peter Falk), Figurino e Canção (Pocketful of Miracles).

(Pocketful of Miracles - 1961)

Nenhum comentário:

Postar um comentário