quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um Violinista no Telhado (1971)


Eu não conheço muito a respeito da cultura hebraica. Sei que há judeus espalhados ao redor do mundo e que sofrem por preconceitos em diversos lugares, já foram condenados pela morte de Jesus Cristo e pagam por isto até hoje, mas me faltam informações sobre os costumes hebraicos.

Eu não tinha conhecimento sobre a vida judaica na Rússia Czarista, assim como não tenho conhecimento sobre a vida judaica no Brasil - acho que este seria um tema interessante para estudo. "Um Violinista no Telhado" aborda a questão dos judeus russos antes da revolução. Na verdade a história gira em torno de Tevye, sua esposa e suas cinco filhas solteiras.

A trama se desenvolve com os casamentos das três irmãs mais velhas e a quebra de algumas tradições culturais e familiares, interpretadas musicalmente. O filme é um tanto inusitado para os telespectadores atuais, mas sua história é interessante. Segue a cena em que Topol interpreta a canção "If I Were a Rich Man":



Para mim, a cena mais tocante é quando os judeus são obrigados a abandonarem as terras que ocupam na Rússia, e sem reagirem, saem pacificamente de seus lares e rumam em direções diferentes, se distanciando uns dos outros.

Vencedor de 3 Oscar: Fotografia, Trilha Sonora e Som. Indicado em mais 5 categorias: Melhor Filme, Direção (Norman Jewison), Ator (Topol), Ator Coadjuvante (Leonard Frey) e Direção de Arte.

(Fiddler on the Roof - 1971)

Nenhum comentário:

Postar um comentário