segunda-feira, 14 de maio de 2012

El Empleo (2008)


Eu estou à procura de um emprego e a única coisa que encontrei foi um curta-metragem intitulado “O Emprego”. Posso garantir que este curta argentino é melhor que muito emprego por aí e, apesar de ter a duração de míseros sete minutos, esta animação gera horas de reflexões.

Somos subordinados a determinadas funções na sociedade, fomos ‘coisificados’ ao longo do tempo, a sociedade capitalista nos consome e (por sermos enganados) pensamos que nós somos os consumidores. O curta não apresenta diálogos, mas atualmente não dialogamos, então diálogos pra quê? A infelicidade do personagem principal, desde o momento em que desperta até a hora em que chega a seu ‘trabalho’ retrata a infelicidade de milhares de pessoas ao redor do mundo.

No momento estou desempregado, mas também estou tranquilo. Não quero ser apenas mais um neste mundo, apesar de já ser. Mas também não quero ser apenas mais um frustrado, insatisfeito e infeliz com a própria realidade.

Espero que boas oportunidades apareçam e que eu saiba aproveita-las. Espero também que meu ‘emprego’ não me faça sentir como o personagem deste fantástico curta-metragem.



(El Empleo - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário